Segundo a médica do trabalho da Uniube, Naiara Cabral, todas as colaboradoras com 25 anos ou mais, que tenham a vida sexual ativa, podem participar da campanha fazendo o exame sem custo no MPHU (Foto/Reprodução)
No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Uniube promove a campanha Março Lilás, uma das campanhas mais importantes sobre saúde feminina, que conscientiza sobre o câncer do colo do útero, o terceiro mais comum entre as mulheres. Com isso, ao longo do mês, a Uniube ofertará exames de papanicolau gratuitos a todas as mulheres da Sociedade Educacional Uberabense.
A iniciativa se deu por meio da Diretoria de Recursos Humanos e o Serviço Especializado em Medicina do Trabalho (Sesmt) da Uniube, e os exames serão realizados no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU).
Segundo a médica do trabalho da Uniube, Naiara Cabral, todas as colaboradoras com 25 anos ou mais, que tenham a vida sexual ativa, podem participar da campanha fazendo o exame sem custo no MPHU. Os agendamentos serão feitos pelo telefone (34) 3352-1700, até 31 de março.
“O papanicolau é um exame que avalia as células do colo uterino e pode identificar a infecção pelo HPV, que é percursora do câncer do colo do útero, além de identificar o próprio câncer e algumas infecções por doenças fúngicas ou sexualmente transmissíveis. A proteção e a prevenção por meio de exames como o papanicolau ou a vacina contra o HPV são os principais fatores para evitar um possível câncer”, explica Naiara Cabral.
O diretor de Recursos Humanos da Uniube, José Mário Roncari, também reforça a importância da conscientização sobre o assunto e da realização do exame preventivo. “A consciência da prevenção é muito importante pois determinadas doenças, como é o caso do câncer, tem maiores chances de cura se detectados e tratados precocemente”, comenta.
Para realização do exame é necessária a apresentação do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), documento oficial com foto e o crachá da mantenedora a qual faz parte (Uniube, Hospital Veterinário da Uniube, MPHU, Instituto Maria Modesto, UPA’s e Hospital Regional).