REVITALIZAÇÃO

Sindicato defende agilização da proposta de revitalização do Centro de Uberaba

Em entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM, o presidente da entidade, Luciano Ciabotti, destacou que a iniciativa de revitalização do centro da cidade contempla várias melhorias significativas

Tito Teixeira
Publicado em 25/04/2023 às 19:14Atualizado em 25/04/2023 às 21:54
Compartilhar
Presidente do Sindicomércio, Luciano Ciabotti, diz que as reclamações do setor lojista estão relacionadas à lentidão para início das obras  (Foto/Reprodução)

Presidente do Sindicomércio, Luciano Ciabotti, diz que as reclamações do setor lojista estão relacionadas à lentidão para início das obras (Foto/Reprodução)

O Sindicomércio manifestou apoio ao projeto de revitalização da área central de Uberaba. Em entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM, o presidente da entidade, Luciano Ciabotti, destacou que a iniciativa de revitalização do centro da cidade contempla várias melhorias significativas em relação ao que se tem atualmente.

Ele destacou que o Sindicomércio participou de reuniões para discutir as ações de revitalização da área central. Ciabotti diz ainda que a entidade tem conversado com o Centro Forte, com lojistas da área central sobre o que fazer para a realização das melhorias.

Sobre um dos principais pontos do projeto, a revitalização da rua Artur Machado, Ciabotti ressaltou que uma das reclamações é quanto a lentidão no início das obras. “E a justificativa é que depende de aprovação, financiamento. Tem uma série de itens que tem que ter a participação efetiva. Estão tentando conseguir um financiamento. Mas, às vezes consegue-se avançar em alguns pontos, aí tem que aprovar uma nova legislação, o comerciante também precisará investir em melhorias no seu comércio. Então, são itens que tem que ser abordados após esse projeto concluído, para que ele possa fluir”, frisou.

O presidente do Sindicomércio destacou que no mundo inteiro há problemas nas áreas centrais. “As grandes, médias e pequenas cidades sofrem com as debandadas. Quanto maior a cidade, vai aumentando. A gente entende que esse movimento é quase universal, acontece no mundo inteiro e temos que encontrar soluções”, ressaltou.

Ciabotti lembra que ao longo dos tempos ocorreram mudanças no comportamento e dos hábitos. “Antigamente você tinha bares, restaurantes, sem problema de estacionamento, era uma vida mais saudável no centro. Eu passei minha infância e juventude, vivendo esse movimento na área central. E sou entusiasta do centro. Mas vejo que essas novas alternativas, de shoppings, mini malls, vai tirando esse movimento do centro. Usar o saudosismo é um bom negócio”, disse.

Sobre soluções imediatas que podem melhorar e atrair um maior número de consumidores ao centro, Ciabotti destacou que os lojistas querem rever a retirada do gradil. “É um dos itens sempre falados. O estacionamento na avenida Leopoldino de Oliveira, o número de estabelecimentos fechados é outro problema”, citou o presidente do Sindicomércio.

Entre as propostas apresentadas pela prefeitura de Uberaba para a o centro, estão a criação de baias para estacionamento, padronização das fachadas das lojas, criando uma harmonia visual na Artur Machado, novo padrão para as calçadas com blocos intertravados, instalação de bancos e ajardinamento.

Alguns comerciantes defendem a criação de mais espaços para estacionamento, enquanto outros pregaram a transformação da Artur Machado em calçadão, fechado ao trânsito de veículos. Outro ponto defendido pelos comerciantes é sobre a penalização dos proprietários de imóveis fechados. Querem que a Prefeitura aplique multas severas para quem não der uma destinação a esses prédios e cômodos desocupados indefinidamente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por