CIDADE

Sindicato dos Professores denuncia Fumesu no Ministério Público

Sindicato dos professores do Estado de Minas protocolou no Ministério Público do Trabalho do Triângulo denúncia contra a Fumesu

Fernando Natálio
Publicado em 25/11/2010 às 23:48Atualizado em 20/12/2022 às 03:03
Compartilhar

Sindicato dos professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro-MG - Regional Uberaba) protocolou no Ministério Público do Trabalho do Triângulo Mineiro, em Uberlândia, denúncia contra a Fundação Municipal de Ensino Superior (Fumesu), mantenedora do Cesube. A ação é baseada no fato de 47 professores que não exercem mais suas funções no Cesube ter salários a receber de 2008 e 2009.

Segundo Marcos Gennari Mariano, diretor do Sinpro Uberaba, apesar de haver o interesse dos professores em negociar um acordo para a situação, até o momento nenhuma das partes envolvidas sequer respondeu às solicitações do sindicato. “Dirigentes da Fumesu não sentaram conosco na mesa para conversar. Pedimos resposta por escrito de representantes da Prefeitura, mas até agora ela não veio. E solicitamos uma audiência na Câmara Municipal para tratar do assunto e encontrar uma solução, mas não houve progresso nessa reivindicação”, afirma.

Ainda de acordo com o dirigente sindical, a esperança dos professores está depositada na intermediação do Ministério Público do Trabalho de agora em diante. “Temos confiança nesta abertura de canal para que sejam efetuados os pagamentos. Afinal, estes numerários são direitos estabelecidos dos trabalhadores”, destaca.

Marcos Gennari também garantiu que o sindicato não entrará na Justiça com uma ação coletiva para pleitear estes recebimentos pelos professores em questão, e nem mesmo para conseguir acordo judicial. “Cada caso tem suas particularidades. Portanto, não podemos generalizar. Além disso, o trâmite nesta esfera é muito moroso. Esperamos um acordo através de outra forma, com o encaminhamento do Ministério Público do Trabalho”, explica.

O diretor da Fumesu, Márcio Humberto Mengatti, já garantiu que há um acordo entre a Fundação e a Prefeitura Municipal para que os salários atrasados e FGTS dos professores sejam pagos. Mas ele explica que a proposta é de, no primeiro momento, haver um acordo judicial prevendo os pagamentos de forma parcelada, a começar em janeiro de 2011.        

Assembleia. Integrantes do Sinpro Uberaba participarão hoje, às 18h, de reunião para definir a pauta de reivindicação para reajuste salarial da categoria. O encontro acontecerá na sede do sindicato, na rua Álfen Paixão, 105.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por