REDE PARTICULAR

Sindicato promove evento para discutir questões relacionadas aos professores

Marconi Lima
Publicado em 21/10/2024 às 19:26
Compartilhar

O Sindicato dos Professores da Rede Particular de Minas Gerais (Sinpro-MG), regional de Uberaba, promove a partir desta quarta-feira (23) até sexta-feira (25) rodas de conversas com temas voltados à categoria. O evento também vai contar com um Sarau Cultural Festivo.

No primeiro dia do evento, acontece a roda de conversa, com o tema “Saúde mental dos professores”. Para discorrer sobre o assunto, foi convidado o psicólogo-clínico Rafael Cabral, que também é pós-graduado em Logoterapia e Análise Existencial.

Já na quinta-feira (24), o tema que será tratado é “Trabalho docente e inclusão: desafio e dilemas”. Quem comandará a roda de conversa será a mestra em educação Renilda Maria Rosa, que também é professora, pedagoga, advogada e atua no atendimento educacional especializado.

Para encerrar o evento, na sexta-feira, está programado um Sarau Cultural, com a apresentação do professor Júlio Bologna. A apresentação contará com a comida de boteco.

O evento está programado para acontecer no Espaço Cultural Décio Bragança, na sede do Sinpro-MG, na rua Alfen Paixão, 105, no Mercês.

A roda de conversa e o Sarau Cultural fazem parte da programação da comemoração ao Dia do Professor.

Saúde

A discussão sobre a saúde mental dos professores ganhou força a partir do lançamento do livro desenvolvido pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança do Trabalho (Fundacentro), órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, que mostrou que atualmente questões mentais e comportamentais acometem mais os professores do que questões físicas. O predomínio, como mostra a obra, é de distúrbios mentais – síndrome de Burnout, estresse e depressão –, seguido por distúrbios de voz e osteomusculares. 

Para alguns especialistas, ao analisar as possíveis causas desse fenômeno, é preciso levar em conta, pelo menos, duas ordens de fatores. A primeira, de ordem quantitativa, diz respeito ao excesso de trabalho dos docentes.

O outro fator, de ordem qualitativa, diz respeito à falta de realização desses docentes. A profissão não é apenas um lugar de recebimento e remuneração, mas também é um lugar em que se busca a realização. E os professores em geral são profissionais que buscam também na sua relação com o trabalho uma realização.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por