Na segunda etapa do projeto, que será lançada na terça-feira, serão 25 produtos com identificação de origem (Foto/Divulgação)
Na terça-feira (13), o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba (SRU) fará o lançamento da segunda etapa do projeto Saracura, que tem o objetivo de reconhecer e apoiar o trabalho do produtor rural, por meio de informações disponibilizadas nas gôndolas dos supermercados. A divulgação da origem dos alimentos passou de 16 para 25 produtos nesta etapa.
De acordo com o SRU, o projeto é realizado juntamente com o Centro de Informações do Turismo Rural de Uberaba (Citur) e tem o apoio do Sistema Faemg Senar, Sindicomércio e Associação de Supermercados do Triângulo Mineiro (Assuper).
“Nós fizemos a primeira etapa em apenas um supermercado e conquistamos um grande impacto. Os vídeos que mostram o processo de produção tiveram mais de 80 mil visualizações, um alcance maior que o esperado. Por isso, decidimos ampliar o projeto para mais produtos e novos supermercados, expandindo essas informações para outros pontos da cidade”, explicou o presidente do Sindicato, Marco Túlio Prata.
Na campanha, os consumidores acessam os vídeos por meio de um QR Code disponibilizado nas gôndolas. Segundo Marco Túlio, as placas do projeto foram remodeladas para a segunda etapa. “Na fase piloto, nós focamos nos alimentos básicos, como arroz, feijão e carne, e agora estamos expandindo para mel, vinho, doces, entre outros, que também são divulgados em feiras”, completou. A segunda etapa abrangerá 12 supermercados de Uberaba: LS Guarato, Foscarini, Miltinho e da rede Zebu Carnes.
O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, destacou que a iniciativa valoriza o trabalho do produtor rural. “É importante o consumidor conhecer o processo de produção do alimento até a chegada à prateleira do supermercado. Nosso Sistema apoia este grande projeto, que se tornou referência para outros municípios”, afirmou.