Maior parte das vagas existentes no mercado de trabalho uberabense atualmente está no campo. Nesta semana foram abertas 300 para apontador de campo, que vai controlar mão-de-obra e a produção e para lavrador.
De acordo com Luís Fernando Alves, gerente do Sine, no total há cerca de 400 vagas neste momento. O restante é, em grande parte, para atuar na construção civil, como pedreiro, pintor e/ou eletricista. “Este ramo segue acelerado no município e há lacunas a serem preenchidas. Temos também muitas ofertas no setor de prestação de serviços, especialmente para domésticas”, informa.
Também segundo ele, a área de vendas também está aquecida. “O comércio central está contratando e algumas oportunidades têm surgido”, observa.
Luís Fernando revela que a capacitação segue sendo uma das principais preocupações do Sine que, no segundo semestre deste ano, disponibilizará cursos de qualificação à mão-de-obra local. “Vamos lançar em breve o edital para a contratação de uma universidade para elaborar uma pesquisa de identificação da área mais necessitada destes cursos. O resultado nos guiará à escolha das qualificações que iremos oferecer”, explica.
O edital deverá ser lançado ainda no começo de março e, em um mês, a universidade vencedora poderá ser conhecida. “Acredito que dois meses após a publicação do edital será iniciado este estudo”, afirma Luís Fernando.