Em 2021, o Sine Uberaba foi responsável pela intermediação de 631 vagas (Foto/ArquivoJM) ( )
Em 2022, o Sine de Uberaba ofertou 6.561 vagas de emprego, número 76% maior do que o mesmo período do ano passado, quando foram ofertadas 3.728 vagas. A superintendente de Micro e Pequenas Empresas, Eli Foscarini, disse que o aumento na procura das empresas pelo Sine se deu graças aos esforços que o órgão tem empenhado em prestar um bom serviço.
Em 2023, a expectativa é ainda maior. “Existem muitas empresas incentivadas, principalmente nas áreas de Distrito. Nós não temos um número, mas a expectativa é superar o número de vagas de 2022. Cada vez mais as empresas estão procurando o Sine de Uberaba, pois lá a gente faz um trabalho de intermediação que tá sendo muito eficiente. As empresas estão prezando por fazer entrevistas no local, o exame periódico, o exame admissional, abertura de contas dos bancos. Então, nós procuramos sempre fazer um bom trabalho e utilizar o espaço [do Sine]”, explica
Ainda conforme balanço apresentado, os dados contabilizados apontam que o Sine encaminhou 14.806 trabalhadores para entrevistas nas empresas contratantes. Em comparação com os números de 2021, o crescimento foi de 107,8%.
“Em cada vaga, nós encaminhamos de 3 a 5 pessoas. Então, se a gente trabalhar esse aumento de ofertas, consequentemente aumenta esse número [de encaminhamento]”, conta Eli Foscarini.
A expectativa para 2023 é que, além da oferta de vagas, o Sine Municipal intensifique parcerias para capacitação da mão de obra, o que é considerado um “grande gargalo” pelo Governo Municipal.
"Realmente é um grande gargalo que a gente tem, pois as vagas que mais são preenchidas são aquelas que não necessitam de experiência e qualificação. Em 2023, a gente vai ter supertécnico com cursos do Governo Federal, que serão ofertados via Sine. Já está em processo de licitação. Em breve nós vamos divulgar alguns cursos gratuitos que são intermediados por instituições de ensino. E a nossa preocupação é que a gente consiga divulgar esses cursos. Porque o trabalho do Sine não é a qualificação, mas servir como ponte para que os trabalhadores cheguem a essa qualificação”, explica Eli.
Caged. Uberaba registrou saldo positivo na geração de empregos em novembro, com 182 novos postos de trabalho formais. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O resultado é fruto de 4.034 contratações e 3.852 desligamentos. Duas das cinco atividades econômicas pesquisadas tiveram saldo positivo: Comércio (219) e Serviços (212). Já a Agropecuária (-138), Construção (-60) e Indústria (-51) fecharam novembro em queda.