Servidores públicos que tentaram contratar empréstimos consignados nas últimas semanas saíram de mãos abanando. Ao Jornal da Manhã, denunciante relata que, desde o reajuste nos salários, ocorrido já no dia 30 de abril, o sistema tem mostrado instabilidade, não permitindo nem que a margem de empréstimo possa ser analisada pelas financeiras.
Conforme o relato, a Prefeitura de Uberaba teria informado três datas para a atualização e estabilização do sistema. Porém, em nenhuma das datas citadas pelo Executivo o problema foi solucionado. “Saiu o aumento aprovado pela Câmara no mês passado e até hoje a Prefeitura está enrolando os servidores para liberar a margem e sistema para empréstimos consignados. Tantos servidores necessitando com urgência. Eles dizem que o sistema vai voltar, mas todos os dias mentem. Já deram três datas e nada do sistema voltar. Falaram que é um novo sistema que está sendo implementado. Parece que não querem deixar o servidor resolver seus problemas financeiros, impedindo os consignados”, desabafa a servidora.
A denunciante ainda alega que há mais de um mês o sistema não é liberado nem para consultar a margem de empréstimo e conta, ainda, que muitos trabalhadores têm procurado o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) para denunciar o fato.
“Nós recebemos várias reclamações também e o presidente Martinho Pereira foi pessoalmente falar com a secretária de Administração [Eclair Gomes] para buscar informações, e foi repassado que a partir de amanhã [sexta-feira] está tudo normalizado”, alega o sindicato. O SSPMU acrescenta que a partir de segunda-feira (14) os servidores poderão realizar o empréstimo.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba em busca de um posicionamento. Segundo o Executivo, "o servidor precisa acionar o RH da sua secretaria, pois o sistema está em implantação. Contudo, na SAD (Secretaria de Administração) consta apenas um único registro de demanda nesse sentido e já solucionado".