(Foto/Arquivo)
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Atenção Psicossocial, intensifica as ações de promoção à saúde mental durante o Setembro Amarelo, com foco na prevenção do suicídio e na valorização da vida. Com a atuação de três Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e o Serviço de Intervenção em Assistência Psicossocial (Siap), as unidades têm realizado diversas atividades, como rodas de conversa, oficinas, caminhadas de conscientização e eventos voltados para pacientes, familiares e a comunidade. Um dos destaques é a programação do Caps Doutor Inácio Ferreira, que inclui, entre outras ações, a distribuição de sementes de girassóis e atividades culturais, como música e karaokê.
No Caps Infantojuvenil, os adolescentes participam de oficinas motivacionais e jogos que incentivam a prática de exercícios e a alimentação saudável, enquanto os pais são convidados a refletir sobre o papel da família no apoio emocional aos jovens. O Siap também promoverá uma ação na Praça Pôr do Sol no dia 21, com psicólogos e assistentes sociais oferecendo orientação sobre como buscar ajuda e o fluxo assistencial em saúde mental.
A campanha do Setembro Amarelo reforça a importância de falar sobre saúde mental e prevenir o suicídio, mas a diretora de Atenção Psicossocial, Cristiane Alves de Oliveira, salientou que o cuidado com o bem-estar emocional deve acontecer o ano inteiro. “Os serviços de atenção psicossocial permanecem à disposição da população com atendimentos contínuos e atividades que promovem o autocuidado e a valorização da vida”, reforçou.
Atendimentos
Os serviços de saúde mental no município atendem à demanda espontânea e têm como porta de entrada as UBS, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Compõem a Rede de Atenção Psicossocial do Município: CAPSi (Infantojuvenil) - destinado aos cuidados dos casos graves em saúde mental de crianças e adolescentes, a partir dos 3 anos até 17 anos e 11 mese; o CAPS Dr. Inácio Ferreira (Adulto) e CAPS Maria Boneca (instituição parceira do município) - destinados aos cuidados de adultos e idosos. E ainda, o CAPS AD III (Álcool e outras Drogas), destinado ao cuidado do paciente em uso abusivo e prejudicial de álcool e outras drogas, e o Serviço Intermediário de Atenção Psicossocial (SIAP), que presta assistência a casos de média complexidade.
Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones:
Diretoria de Atenção Psicossocial – 3331-2797
SIAP – 3312-7253
CAPSi – 3311-5836
CAPS Dr. Inácio Ferreira – 3312-0414
CAPS AD III (24 horas) – 3322-3007