Software para a digitalização do mapeamento de árvores do município entra em fase final de avaliação e testes para lançamento. Com o nome de Arbolink, a plataforma vai trazer mais agilidade, transparência e informação nas demandas de arborização de Uberaba. A previsão é de que a ferramenta seja disponibilizada ainda no primeiro semestre deste ano.
Além do mapeamento das árvores, o secretário adjunto de Meio Ambiente, Vinicius Arcanjo, explica que a implantação do software reduzirá o uso de papel e dará mais rapidez ao trâmite referente à arborização, pois todo o processo será feito digitalmente. “Ao invés de formalizar por meio de um processo físico, o cidadão que precisa formalizar o processo para supressão de uma árvore ou que tem interesse em plantar uma árvore próxima de sua residência poderá fazer isso on-line”, explica o adjunto.
Segundo dados da pasta, a Prefeitura recebe mais de 200 solicitações/ano de supressão de árvores. No município, a ação só pode ser executada por meio de autorização da Secretaria de Meio Ambiente. O programa que vai agilizar o fluxo estará disponível nas plataformas virtuais da Prefeitura de Uberaba.
O desenvolvimento do programa Arbolink teve início no ano passado. A implantação vai contribuir para que o município tenha uma base de dados mais efetiva e transparente. “Vamos saber, por exemplo, onde está cada árvore, onde tem oportunidade de plantio, onde precisamos aumentar a quantidade de árvores para que atenda aos parâmetros conforme o Plano de Arborização”, acrescentou o secretário adjunto.
O projeto Arbolink é financiado pelo Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria Regional de Meio Ambiente de Uberaba, está sendo desenvolvido pela empresa Propark – Paisagismo e Ambiente, que foi a vencedora do processo licitatório. A Propark é responsável também pelo Plano de Arborização da cidade.