O Instituto Educar Para Transformar (IEPT), instituição mantida pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região (Stiquifar), está oferecendo cursos gratuitos de qualificação profissional e oficinas socioeducativas. O projeto social, intitulado "Aprendendo a Ser" e "Ninho Rede de Acolhimento e Proteção", foi aprovado pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Uberaba - COMDICAU. O objetivo é atender jovens de 16 a 18 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental e médio em escolas públicas.
De acordo com a presidente do IEPT e STIQUIFAR, Maria das Graças B. Carriconde, a iniciativa é uma forma de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e estender os benefícios para a sociedade uberabense. "É a primeira vez que estamos recebendo alguma verba. Até agora, as várias formações que já aconteceram foram com verba exclusiva do STIQUIFAR", destacou Carriconde.
Os cursos oferecidos são Assistente de Logística e Recepcionista, com carga horária de 96 horas, durante 24 dias. Além disso, serão oferecidas 5 oficinas socioeducativas, com duração total de 22 horas. Os alunos receberão material didático, lanche, vale transporte e seguro de vida durante a execução dos projetos. A presidente do IEPT destaca que o projeto tem como finalidade entrelaçar às necessidades de formação completa dos adolescentes e jovens, envolvendo as famílias/responsáveis, em uma grande rede de troca de saberes, fortalecendo os laços familiares e construindo os alicerces de um adulto saudável e equilibrado, para o enfrentamento dos desafios no decorrer da vida.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de abril, presencialmente na secretaria do IEPT, localizada na Rua Marquês de Paraná, 156 - Estados Unidos, das 9h às 16h. É necessário apresentar uma cópia do documento de identidade (RG), declaração de matrícula escolar e comprovante de residência. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Para mais informações, entre em contato com Marluce ou Edson, pelos telefones (34)3322-7388 / (34)3326-0751 ou pelo e-mail: ieptinstituto@gmail.com. Os participantes também terão gratuitamente transporte e alimento.