Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região (Stiquifar) comemora hoje aniversário de 30 anos. A presidente Maria das Graças Batista Carriconde afirma que as maiores conquistas ao longo das três décadas é ter conseguido reajustes salariais acima da inflação, gratificação por trabalho em turno, salário de dois terços nas férias e o clube recreativo. O sindicato, que começou com o nome de Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Adubos e Corretivos Agrícolas (Stiacau), conta atualmente com 1.300 associados.
Como parte das comemorações, diretores, filiados e convidados de outros sindicatos participam essa semana de um curso de formação de líderes sindicais, oferecido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico. O curso aborda temos de sociologia, história, matemática e comunicação sindical. “Entre 70 e 80% dos funcionários são jovens de até 32 anos. Os dirigentes que estão chegando têm que ter conhecimento, ficar a par dos direitos e ter uma visão mais ampla”, esclarece Graça.
A data-base do setor é 1º de novembro, mas está prevista para a próxima semana a primeira assembleia para discutir a pauta de reivindicações. Graça adiantou que o sindicato pleiteará reajuste salarial com aumento real de 5% e redução de jornada, entre outras.