TRANSTORNOS

Sujeira de obra no Alfredo Freire IV revolta moradores

Daniela Miranda
Publicado em 11/07/2023 às 11:56Atualizado em 11/07/2023 às 11:59
Compartilhar

O denunciante informou que entende a necessidade da obra, mas pondera que os transtornos poderiam ser minimizados (Foto/Divulgação)

O denunciante informou que entende a necessidade da obra, mas pondera que os transtornos poderiam ser minimizados (Foto/Divulgação)

Moradores do bairro Alfredo Freire IV denunciam a falta de retorno da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) em solucionar transtornos causados pela obra de drenagem em andamento. Morador da rua Dr. Pedro Baldo informou ao Jornal da Manhã que, desde a paralisação da obra, há cerca de um mês, a via segue numa situação insustentável. Acionada pela reportagem, a Codau pediu a compreensão dos moradores neste período e, para minimizar os transtornos, informou que será providenciada uma limpeza da via nesta semana. 

Ao JM, o denunciante informou que entende a necessidade da obra, mas pondera que os transtornos poderiam ser minimizados. “A Codau iniciou uma obra, deixou a rua imunda, pura terra, a casa não para limpa. Questionei o encarregado sobre a sujeira e ele falou que não tinha o que ser feito, mas eu falei que podiam vir com um caminhão pipa e lavar. Aí ele falou ‘liga lá no 115 e faz a reclamação’. Já fiz a reclamação pedindo a limpeza, mas não dão a mínima atenção. É um descaso com os moradores”, desabafa.  

“Largaram uma cratera enorme aberta por uma semana, depois voltaram para fechar e colocaram asfalto novamente, mas pararam a obra porque dependem de uma máquina, porém não dão uma previsão, sumiram deixando tudo sujo há mais de um mês. Está parecendo estrada de roça, pura terra. A gente fica indignado, pois somos cidadãos e pagamos nossos impostos merecemos respeito”, reforçou o morador. 

A Codau informou que a obra na rua Dr. Pedro Baldo será retomada em breve após a entrega de um equipamento específico para quebra da pedra sabão existente no local. “A previsão é que o ponteiro sob medida, necessário para o avanço das escavações, seja entregue até o final deste mês. A segunda fase da obra deve ser executada em 30 dias”, esclareceu a autarquia. 

“A Codau solicita a compreensão dos moradores neste período e, para minimizar os transtornos, será providenciada uma limpeza da via nesta semana. A readaptação no sistema de drenagem entre os bairros Alfredo Freire I e IV tem o objetivo de solucionar o problema de incompatibilidade no dimensionamento das tubulações, evitando acúmulo de água no local e minimizando riscos aos moradores. No total, a obra inclui a implantação de 239 metros de tubulação de rede pluvial. O canal oficial da Codau para comunicações de vazamentos, solicitações diversas e informações sobre obras é o Fale 115”, termina a nota. 

Na última quinta-feira (5), o JM divulgou que a Codau solicitou ao Ministério Público de Minas Gerais prazo adicional de 60 dias para a conclusão da obra de drenagem entre os bairros Alfredo Freire I e IV. O prazo original estabelecido no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) era no final de junho para a entrega da execução. No entanto, a Codau informou que a presença de uma formação rochosa atrasou o trabalho. A autarquia aguarda a chegada de um equipamento especial que permitirá avançar com as escavações.   

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por