A instituição liberou os alunos para participarem de aulas remotas devido ameaças de ataque
A UFTM iniciou os protocolos necessários para garantir a segurança de discentes, docentes e técnicos (Foto/Divulgação)
Na semana passada, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) mudou rotina no campus Univerdecidade, diante de ameaça de ataque. A instituição liberou os alunos para participarem de aulas remotas.
A medida foi aplicada durante dois dias. E, de acordo com a assessoria de imprensa da UFTM, todas as atividades foram retomadas normalmente nesta semana.
Segundo informações repassadas ao Jornal da Manhã, na quinta-feira (13), teria sido encontrada em um dos banheiros da unidade uma frase dizendo: “O próximo ataque será aqui, prepare-se”.
De forma preventiva, diante da ameaça registrada, a UFTM iniciou os protocolos necessários para garantir a segurança de discentes, docentes e técnicos.
Na ocasião, a instituição registrou boletim de ocorrência para que o caso fosse apurado. E, ainda, foi solicitado, via ofício, apoio das forças de segurança, entre elas a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Polícia Federal.
Por conta de diversas ameaças que ocorreram em todo o país, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou edital de chamamento público para ampliar o programa de segurança nas escolas. A medida já havia sido anunciada, após o massacre ocorrido em uma creche de Blumenau (SC).
Ao todo, serão investidos R$150 milhões com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). As secretarias de segurança de estados e municípios, ou equivalentes, poderão apresentar projetos em seis diferentes áreas temáticas.
O limite mínimo das propostas a serem apresentadas é de R$100 mil e máximo de R$1 milhão para órgãos municipais e de R$500 mil a R$3 milhões para os estados e o Distrito Federal. Os recursos poderão ser aplicados, por exemplo, em projetos de expansão das rondas escolares, realizadas pela Polícia Militar ou Guardas Municipais, cursos de capacitação para profissionais da área de segurança e cursos que contemplem o acolhimento, a escuta ativa e o encaminhamento para a rede de proteção às crianças e adolescentes.