Oficina para o Microplanejamento para Atividades de Vacinação de Alta Qualidade voltada para as referências municipais é realizada pela SRS em Uberaba (Foto/Divulgação)
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) Uberaba realizou a oficina de Microplanejamento para Atividades de Vacinação de Alta Qualidade voltada para as referências municipais de Imunização e Atenção Primária à Saúde (APS) da região. O objetivo é melhorar a qualidade dos dados para que as equipes de saúde possam monitorar e, consequentemente, aumentar as coberturas vacinais de forma ampla e geral.
De acordo com dados da SRS, os 27 municípios da área de abrangência da superintendência já receberam R$277.225,94, referentes à primeira parcela prevista na Portaria GM/MS, 844 (14/07/2023), que dispõe sobre ações de multivacinação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em 2023. O valor corresponde a 60% de incentivo financeiro para custeio excepcional e temporário, das ações. Os 40% restantes, referentes à segunda parcela, serão entregues aos municípios que executarem a proposta de microplanejamento.
A referência em Imunização da SRS Uberaba, Thaís Barbosa, explica que o processo de microplanejamento é dividido em quatro etapas. Segundo ela, “inicia-se com uma análise da situação de saúde, que inclui organização dos dados, mapeamento e setorização das localidades para identificar a população suscetível e a disponibilidade dos serviços de vacinação. Depois, são realizados o planejamento e a programação, com identificação da população suscetível, definição e execução de estratégias e ações de vacinação e cálculo de necessidades, considerando cronograma de atividades e definição de equipes”.
Na terceira etapa, a referência técnica explica que “realiza-se seguimento e supervisão, com monitoramento rápido de vacinação, para identificar bolsões de suscetíveis, pessoas pendentes para vacinação e execução de intervenções. Por último, são feitas a supervisão e a avaliação para o monitoramento dos avanços relacionados ao cumprimento das metas”.
Lamonise Ribeiro, referência de Integração entre Assistência e Vigilância em Saúde da SRS Uberaba, afirma que a superintendência está à disposição para apoiar os municípios no que foi proposto, utilizando os instrumentos de planejamento para as ações de multivacinação construídas a partir da metodologia indicada pelo Ministério da Saúde (MS).
De acordo com Lamonise Ribeiro, “o incentivo financeiro destinado aos estados visa ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes de até 15 anos de idade e, para isso, o Ministério da Saúde está trabalhando de maneira estratégica. A partir de agora, os públicos alvo das campanhas serão trabalhados por local de residência, faixa etária e tipo de imunizante, construindo dados mais detalhados e filtros que permitam melhor análise e, consequentemente, mais acesso aos públicos”.