SAÚDE

Superintendência realiza 2º encontro para receber profissionais do “Mais Médicos”

Profissionais chegam para integrar as equipes da Atenção Primária à Saúde, o que deve impactar em aspectos que levem à melhora da qualidade assistencial

Marconi Lima
Publicado em 12/07/2024 às 19:46
Compartilhar
Evento foi realizado no auditório da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, com o objetivo de acolher os profissionais (Foto/Divulgação)

Evento foi realizado no auditório da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, com o objetivo de acolher os profissionais (Foto/Divulgação)

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba realizou o segundo encontro de acolhimento aos novos médicos do Programa Mais Médicos pelo Brasil (PMMB). O evento foi realizado no auditório da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com o objetivo de acolher os profissionais, bem como aproximá-los das referências técnicas federais, estaduais e municipais.

A macrorregião de Saúde Triângulo Sul, com o 28º ciclo do Programa Mais Médicos, recebeu 74 novos médicos. Segundo Ana Maria de Oliveira Bernardes, superintendente da SRS Uberaba, os profissionais chegam para integrar as equipes da Atenção Primária à Saúde (APS), o que deve impactar em aspectos que levem à melhora da qualidade assistencial, de forma que os novos médicos sejam sensibilizados a intervir na melhoria dos indicadores de saúde dos municípios onde atuarem.

“É fundamental para o êxito necessário a atenção primária seja resolutiva e qualificada. Por isso o acolhimento visa integrá-los à realidade atual da macrorregião, buscando uma prospecção de um futuro melhor e com mais qualidade nos serviços de saúde para a população. A chegada dos novos médicos é muito representativa na região, pois significa um acréscimo mínimo de 20% de cobertura populacional”, afirmou.

No acolhimento foram abordados temas como o novo financiamento federal para a Atenção Primária à Saúde; apresentação do Plano Estadual de Enfrentamento à Mortalidade Materna e Infantil; Política de Promoção à Saúde; a importância das Vigilâncias em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância Laboratorial.

Valéria Salomão, referência técnica do Ministério da Saúde (MS), ressaltou a relevância dos temas discutidos no acolhimento. “Foram abordados temas importantes para a prática dos médicos e para orientação dos gestores para programar ações estratégicas de enfrentamento das ações críticas nos seus municípios”, pontuou.

A coordenadora das Redes de Atenção à Saúde (Cras), Camila Zurzolo, destacou a importância desse momento com os médicos para o alinhamento das informações mais relevantes a respeito da assistência dentro da Atenção Primária à Saúde. “Esse momento foi primordial para o estreitamento da relação entre os profissionais do Programa Mais Médicos e a coordenação de Redes de Atenção à Saúde, objetivando o aperfeiçoamento do atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)”, avaliou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por