Samira El Rahim está otimista em relação às vendas de final de ano (Foto/Arquivo)
Os empresários do setor de supermercados estão otimistas com o fim de ano. Além das festas típicas do período, os bons números de emprego no Estado devem impulsionar as vendas. A expectativa é de um aumento de 6,7% na demanda de consumo em comparação com o mesmo período de 2022.
Outra informação para os festejos deste fim de ano é que os clientes devem pagar mais barato nos itens típicos do Natal, devido à deflação deste ano. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis).
E o clima natalino e de réveillon aos poucos começa a ganhar espaço nos supermercados. O consumidor uberabense já encontra, com destaque, alguns produtos típicos da época, como os panetones, castanhas e as bebidas, vinho e espumantes.
A diretora de Marketing do Kamel Megamix, Samira Khaled El Rahim, destacou que o clima de fim de ano já tomou conta das lojas da rede. "Em todas as lojas da nossa rede em Uberaba, Araxá e Uberlândia, os nossos clientes podem encontrar panetone, aves natalinas e as bebidas típicas do período. O nosso mix de fim de ano já está disponível."
O preço dos produtos também deve ser um dos atrativos das festas deste final de ano. A expectativa é que o consumidor possa encontrar produtos com valores menores do que os praticados em 2022.
"Os preços serão um atrativo. E também a qualidade dos produtos que oferecemos. Nós estamos em negociação com nossos fornecedores para fazermos um fim de ano inesquecível para nossos consumidores", destacou Samira.
Levantamento feito pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) entre os dias 29 de setembro a 11 de outubro, junto às empresas nas diversas regiões do estado, com o objetivo de conhecer as tendências e as expectativas de consumo neste final de ano, especialmente no Natal, apontaram que as projeções para o período estão próximas do que apontou a mesma pesquisa no ano passado, mas com um diferencial relevante: em 2022, a Copa do Mundo de Futebol no Catar foi realizada no final do ano e contribuiu para elevar ainda mais as expectativas de demanda no setor.
"A nossa expectativa é muito boa para as vendas de fim de ano. Neste ano de 2023, as pessoas estão colocando a vida nos eixos, voltando ao normal, após três anos de turbulência. Então, a expectativa é alta, pois as comemorações voltaram, por isso, a nossa esperança de um fim de ano bastante produtivo", destacou Samira.
Para o fim de ano, o supermercado deve trabalhar com horário especial no dia 24. "Trabalhamos com o horário de fechamento das nossas lojas às 21h. Mas costumamos dizer que, enquanto tivermos cliente na loja, ela permanece aberta. E para o dia 24, vamos trabalhar com um horário especial", ressaltou a diretora de Marketing do Kamel Megamix.