Segundo denúncia ao Jornal da manhã, de mãe de aluno do Centro Municipal de Educação Infantil, do bairro Tutunas, uma criança que estuda na escola faleceu por meningite
Equipe de reportagem do JM recebeu denúncia anônima de mãe de aluna do Centro Municipal de Educação Infantil do bairro Tutunas. Segundo ela, uma criança que estuda na escola faleceu por meningite e os agentes da UBS Tutunas somente forneceram medicação para as crianças que estudam na mesma sala do aluno.
Tânia Mara Rodrigues Silva, diretora da escola, afirma que quando a noticia se espalhou, as mães ficaram desesperadas. “De forma direta ou indireta, essa criança entrou em contato com mais de 154 crianças e outras pessoas. O risco de contaminação é grande e a Secretaria de Saúde só vai fornecer a medicação para os que estudavam com a criança”, conta.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o óbito da criança aconteceu por volta de 10h da última quinta-feira (2) e chegou a informação às 12h. Ainda de acordo com a secretaria, uma equipe da SMS, em conjunto com a Gerência Regional de Saúde (GRS), esteve no Cemei Tutunas para conversar com a diretora. Ressalta ainda que não existe uma confirmação laboratorial. Mesmo se tratando de hipóteses, os adultos e as crianças que tiveram contato próximo com a criança que faleceu vão receber o tratamento quimioprofilático. Os medicamentos serão dispensados pela GRS. O procedimento quimioprofilático segue os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde.
Meningite. Trata-se da inflamação das membranas que recobrem e protegem o sistema nervoso central - as meninges. A meningite pode ser de origem viral, adquirida depois de alguma gripe ou outra doença causada por vírus, ou de origem bacteriana, normalmente mais branda. Existem várias bactérias que podem ocasionar a meningite. Uma forma contagiosa da doença é a causada pelo meningococo, que transmite a doença pelo ar. Outra forma de contágio é o contato com a saliva de um doente.