A previsão da secretária de Saúde, Valdilene Rocha, é que o sistema esteja totalmente em funcionamento nas unidades básicas de saúde até o fim do mês
Tablet com o sistema e-SUS (Foto/Prefeitura de Arapicara)
Agentes comunitários de saúde de Uberaba devem passar a realizar visitas domiciliares com tablets a partir de setembro. A previsão é da secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha. Segundo a titular da pasta, a implantação do equipamento irá de encontro com o início da operação do sistema e-SUS. Ainda em agosto, deve começar a introdução das tecnologias pelas Unidades Matriciais como por exemplo UMS Tibúrcio Teixeira dos Santos, no bairro Abadia, e na UMS Ezio de Martino, no bairro Boa Vista. A previsão é que a implantação completa tanto do sistema quanto a capacitação dos agentes ocorra até o fim deste mês.
Ao Jornal da Manhã, Valdilene Rocha conta que os tablets foram entregues pela Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recentemente. Os profissionais técnicos fizeram a importação da base de dados do Ministério da Saúde, que já está em nuvem, segundo a secretária. Na sequência, os profissionais de saúde passam pelo treinamento para manejo do aparelho.
Valdilene Rocha explica que a fase de testes com os tablets iniciou ainda no fim de julho, no dia 28, seguindo até esta quarta-feira (2). Uma vez completa a importação da base de dados, as equipes de saúde agora passam por capacitação para já iniciarem a utilização tanto dos aparelhos quanto do novo sistema.
“A gente vai proceder com a entrega dos tablets que vem de encontro também a expectativa da implantação do e-SUS para que os nossos profissionais possam trabalhar com esses tablets e chegar na unidade básica de saúde, onde tem internet, se conectar e esses dados subirem direto para o Ministério da Saúde”, pontua.
Segundo a secretária, toda a base de dados existente no município de Uberaba foi importada para a nuvem. A fase de teste aconteceu entre a última sexta-feira (28) e esta quarta-feira (02). “Eu pedi que começasse pelas unidades onde tem o maior número de atendimento e maior número de equipes de saúde da família para treinar esse pessoal e eles já irem utilizando o e-SUS. Para que na finalização do próximo quadrimestre, que se inicia em setembro, a gente já consiga notas melhores no Previne Brasil”, afirma Valdilene Rocha.