Encontrado atropelado na BR-262, o tamanduá bandeira Roberto passa por tratamento para recuperação no Hospital Veterinário da Uniube (HVU). Segundo a médica-veterinária residente do setor de animais silvestres do HVU, Lara Bizinoto, o animal não passa por limitações e está se recuperando bem.
Roberto foi encontrado pela Polícia Ambiental na rodovia que liga Uberaba a Araxá, no Alto Paranaíba. O tamanduá foi encontrado com um quadro de pneumotórax, quando o ar está fora dos pulmões.
“Por conta do atropelamento, do traumatismo e da contusão, o ar acaba saindo do pulmão que está lesionado e vai para a cavidade torácica e fica fora, é o ar fora dos pulmões, que causa dificuldade respiratória. O pulmão fica pequeno, afinal, o ar fora comprime o pulmão", explica a médica-veterinária, Lara Bizinoto.
Ainda conforme a médica veterinária, foi realizada a passagem de dois drenos bilaterais ativos para drenar o ar. “Além de um tratamento para traumatismo cranioencefálico, que foi nossa suspeita de acordo com os sintomas", relata. Após todo o processo de recuperação, a equipe do hospital entrará em contato com Polícia Ambiental para decidir a área da soltura de Roberto, que deve ser reintegrado ao habitat natural.