Tamanduá-bandeira visto na Univerdecidade (Foto/Leitor JM)
Na manhã desta quinta-feira (29), um visitante especial foi flagrado passeando por Uberaba. Um tamanduá-bandeira estava atravessando a avenida Interbairros, nas proximidades da Área de Preservação Permanente (APP) do rio Uberaba na Univerdecidade.
O flagra foi registrado e o tamanduá, de pelagem escura, parecia estar à vontade e não foi incomodado.
Veja outros encontros: Em Uberaba, Corpo de Bombeiros captura tamanduá-bandeira em terreno baldio
Os tamanduás-bandeira podem ser encontrados em toda a América do Sul e Central, embora sua população tenha diminuído consideravelmente na América Central. Para prosperarem, eles precisam se movimentar por grandes áreas com florestas. Eles geralmente são encontrados em florestas tropicais e secas, savanas e pastagens abertas, onde há abundância de formigas, que são fundamentais para sua alimentação.
Os tamanduás-bandeira são geralmente animais solitários. As fêmeas têm um único filhote uma vez ao ano, que às vezes pode ser visto agarrado nas costas de sua mãe. Os filhotes deixam a mãe depois de dois anos, quando são considerados totalmente adultos.
Os tamanduás não são agressivos, mas podem ser ferozes. Um tamanduá encurralado se ergue sobre as patas traseiras, usando a cauda para se equilibrar, e ataca com suas garras perigosas. As garras do tamanduá-bandeira têm cerca de dez centímetros de comprimento, e o animal pode lutar até contra uma onça-parda ou onça-pintada.
Com informações do NatGeo