O anúncio feito ontem (17) pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, com a proposta de linha de financiamento no valor de R$ 200 milhões para taxistas renovarem as frotas com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) animou a categoria em Uberaba.
Para Wilson de Oliveira, presidente do Sindicato dos Taxistas, a linha de crédito de 0,82% ao mês e 10,24% no ano, com valor máximo por pessoa física de até R$ 60 mil, deverá ser muito bem-vinda no município. “Precisamos de um veículo novo, não só por questão de estética, mas principalmente pelo fator segurança. Já existe o plano do governo federal em relação à isenção fiscal. Mesmo assim, nem todos os trabalhadores do segmento têm cacife para encarar um financiamento. Com taxas atrativas, todos serão beneficiados, sobretudo o usuário”, explica.
Atualmente, a frota de táxis de Uberaba é composta por 183 veículos, dos quais cerca de 90% foram fabricados em 2007. Com uma vida útil de aproximadamente três anos e meio, 2010 deve ser marcado por um grande movimento de troca de carros, já que a expectativa do ministro Lupi é de que de cinco mil a seis mil carros novos sejam comprados através da linha de crédito que oferecerá até cinco anos para que o taxista quite o financiamento. “Com carros novos, a vida útil das peças também aumenta e com isso os gastos com mecânica também serão menores”, lembra Wilson.