Leitor do Jornal da Manhã que prefere manter identidade preservada, diz que motos estão perdendo espaço para os táxis. A reclamação é de que os motoristas não andam
Leitor do Jornal da Manhã que prefere manter identidade preservada, diz que motos estão perdendo espaço para os táxis. A reclamação é de que os motoristas não andam respeitando o trânsito. “Eles ultrapassam pela esquerda, não respeitam sinal, dão luz alta. Já estou ensinando meu filho, não somos nós que pegamos o táxi, são eles que nos pegam se dermos bobeira”, ironiza.
O presidente do Sindicato dos Taxistas de Uberaba, Wilson de Oliveira David, diz que existem motoristas que infelizmente não atuam de forma profissional, mas a orientação que recebem é pertinente às regras de segurança. Todos são orientados a cumprir regras de segurança no trânsito. “Infelizmente têm motoristas bons e ruins, muitos cedem à pressão do passageiro que está com pressa e acabam extrapolando”, comenta.
O taxista Nilo Soares conta que os veículos estão sendo mais notados, porque nessa época do ano, devido às mudanças climáticas repentinas, o movimento nas corridas chega a ser até 20% maior.
O chefe de Seção de Transportes Especializados, Carlos Roberto de Freitas, informa que o cadastro tem 183 permissões cedidas pelo município. Anualmente é feito uma renovação do cadastro junto ao órgão. Em 2008, 15 placas foram cedidas através de processo de licitação. Freitas lembra que em abril todos os táxis da cidade terão que estar padronizados. Os carros deverão ser de cor branca com a faixa quadriculada.
Veículos que atuam na clandestinidade são alvos de fiscais que atuam em pontos estratégicos, verificando documentação, e aqueles que não estão de acordo com as normas estabelecidas são passíveis de multas administrativas.
Custo-benefício. De acordo com pesquisa realizada em centrais da cidade, o preço da corrida no perímetro urbano é de R$ 12, podendo ser calculado também através do taxímetro, dependendo do bairro e da negociação.
Wilson de Oliveira David informou que o Sindicato está preparando junto com a Secretaria de Trânsito e Transportes de Uberaba um curso para capacitação dos motoristas. “O fato de ser profissional obriga a conhecer e respeitar ainda mais as leis de trânsito e assim como em outras categorias, os taxistas também precisam se aperfeiçoar”, explica.