Rede atenderá dez pontos de funcionamento em cidades vizinhas e Uberaba, que também abrigará a central do sistema
Telemedicina permite o acompanhamento a distância de pacientes (Foto/Zello Saúde)
A implantação da Telemedicina no Hospital Dr. Hélio Angotti, está bastante adiantada. A informação foi dada por Felipe Toledo, conselheiro da diretoria da instituição. Reunião para definir a modalidade final de atendimento da telemedicina no hospital será realizada junto ao Ministério da Saúde.
“Vamos bater o martelo no modelo final de atendimento. Estamos validando mais algumas questões assistenciais, vamos dizer assim, pra colocar o projeto pra funcionar”, explica Toledo.
Segundo o conselheiro, na reunião com o diretor do departamento de Saúde Digital do Ministério da Saúde, Cleinaldo de Almeida Costa, foi apresentada a versão final do HOSPTELE, que irá conduzir toda a parte de transformação digital e tecnologias digitais do HHA.
“Com aprovação do Ministério da Saúde vamos efetivar toda a implantação do HOSPTELE no Triângulo Sul e Triângulo Norte. Foi um encontro excelente. E a previsão é que, em março, vamos ter Hosptele funcionando e já atendendo os municípios dessas duas macrorregiões”, revela Toledo.
Trata-se da criação da “Rede de Telemedicina do Triângulo”, com a previsão de dez pontos de funcionamento, em cidades vizinhas e em Uberaba. O sistema será implantado no prédio do Cenpre Mulher, em frente ao Hospital Hélio Angotti.
Os projetos já estão prontos e os recursos, em torno de R$ 3 milhões, provenientes de emendas parlamentares e de um leilão beneficente, já estão na conta do hospital.
As novas unidades do hospital, denominadas de Estação de Saúde Hélio Angotti, vão atuar no monitoramento de pacientes com câncer através de tecnologia móvel, que permitirá a realização de exames a distância, consultas, avaliações, orientações e agendamentos.
O Ministério da Saúde autorizou a telemedicina no Brasil de forma oficial no dia 22 de dezembro do ano passado. O projeto no Hélio Angotti é voltado para o desenvolvimento de um aplicativo que estará instalado no celular do paciente, com toda a interface do atendimento, agendamento, esclarecimento e acompanhamento que ele precisa ter, tanto antes como depois do tratamento, o paciente terá uma equipe multidisciplinar cuidando dele por meio desse aplicativo que o Hospital Dr. Hélio Angotti desenvolveu e está em fase final de implantação.