CIDADE

Termina hoje o prazo para produtores certificarem queijarias

Vence nesta quina o prazo para que produtores de queijo de Uberaba e região estejam certificados pelo Serviço de Inspeção

Fernando Natálio
Publicado em 10/02/2011 às 23:33Atualizado em 20/12/2022 às 01:46
Compartilhar

Vence nesta quina-feira o prazo para que produtores de queijo de Uberaba e região estejam certificados pelo Serviço de Inspeção Municipal. Segundo o promotor do Meio Ambiente e Direito do Consumidor, Carlos Alberto Valera, o Ministério Público já iniciou a elaboração do roteiro de inspeções nas queijarias e, ainda na primeira quinzena deste mês, começará as visitas. “Os produtos não ajustados junto ao Serviço de Inspeção Municipal serão apreendidos e os comerciantes envolvidos nestas vendas poderão receber sanções disciplinares, administrativas, civis e até penais”, afirma.

Ainda de acordo com Valera, esta fiscalização vem sendo discutida no Ministério Público há quase um ano. “E o prazo para adequação foi acordado pelas autoridades municipais juntamente com os comerciantes do setor e houve até prorrogação da data limite. Por isso, não há como questionar estas exigências”, pontua.

O promotor lembra, ainda, que, apesar de muitos cidadãos entenderem que esses queijos não representam riscos para a saúde, “em Guaranésia (MG) houve registro de pessoas que ingeriram leite cru impróprio para o consumo, passaram mal e, depois dessa ocorrência, começaram a sofrer de doenças renais crônicas, necessitando de sessões de hemodiálise”.

Carlos Valera afirma que o objetivo das fiscalizações a serem feitas não é prejudicar os negócios dos vendedores desse segmento nem desempregar uberabenses, mas sim preservar a saúde dos consumidores. “Basta apenas que os queijeiros tenham boa vontade em regularizar seus produtos que não haverá maiores problemas”, finaliza.

O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Humberto Guimarães, afirma que Uberaba já tem 17 queijarias certificadas sob as regras da legislação sanitária. Em todo o Estado, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) certificou 155 estabelecimentos e, em Uberaba, serão 50 até o ano de 2012. O município tem, hoje, cerca de 200 pequenos produtores. José Humberto lembra que as vacas que produzem o leite têm de estar em bom estado físico e sanitário. O trabalho de certificação é feito pelos técnicos sanitários do município, para garantir a qualidade do produto final.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por