RELIGIOSO

Ternos de congada, moçambiques e afoxés celebram a festa do Rosário neste domingo

Marconi Lima
Publicado em 11/10/2024 às 19:16
Compartilhar

Neste domingo (13), os ternos de congada, moçambiques e de afoxés de Uberaba vão celebrar a festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário. A concentração está marcada para às 8h, na rua Tapajós, na Vila Celeste.

A saída do cortejo está programada para às 10h, com destino a igreja de São Domingos. Às 12h, está marcada a missa em louvor a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia e Nossa Senhora Aparecida e à alma dos cativos. Este ano, haverá homenagem a Maria Luzia Cardoso, a “Tia Luzia”.

Já às 14h, estão programadas a coroação dos festeiros para 2025, a descida dos mastros e a apresentação dos grupos de congadas, moçambiques e afoxés. Às 15h, será servido o almoço de confraternização no centro de turismo étnico Sebastião Mapuaba, no bairro Elza Amui.

As festas do Rosário acontecem em Minas Gerais desde os primórdios do seu povoamento. É uma tradição mantida desde o tempo dos escravos e que se compõe de cortejos, desfile de rei e rainha, bandas musicais e danças dos grupos de marujadas que passam o dia a cantar e dançar pelas ruas da cidade. Durante o seu ciclo, acontece o chamado Reinado, que a cada ano é conduzido por um rei e uma rainha (eleitos no ano anterior) e sua corte. As guardas estão representadas nos diversos folguedos folclóricos que saem em cortejo pelas ruas da cidade.

As origens do santo Rosário remontam ao ano 1212, quando São Domingos de Gusmão, durante sua permanência em Toulouse, viu a Virgem Maria, que lhe entregou o Rosário, como resposta a uma de suas orações, para saber como combater a heresia albigense. A vitória alcançada levou-o a ver na oração do Rosário o instrumento para encontrar refúgio e conforto, força e confiança para enfrentar e superar as dificuldades da vida, encontrando no terço o “escudo” para vencer as heresias.

A “entrega” do rosário pela Virgem Maria e a sua simplicidade contribuíram para a difusão desta prática de piedade entre o povo, reconhecida pelo papa Francisco como “mística do povo”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por