(Foto/Divulgação)
Moradores do bairro Parque das Laranjeiras, em Uberaba, estão enfrentando um problema contínuo de esgoto nas vias públicas. Um leitor encaminhou a denúncia ao Jornal da Manhã e disse que a situação persiste há meses, com possibilidade de contaminação da rede pluvial. Imagens registradas pelo denunciante, nesta segunda-feira (18), mostram a gravidade do problema, com o esgoto transbordando pela tampa do bueiro e escorrendo pela rua. Segundo informações, foram identificadas falhas operacionais na Estação Elevatória de Esgoto, exigindo correções urgentes pela empresa responsável pela região.
Questionada pelo JM, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ação Urbana (Codau) informou que a responsabilidade pela implantação, operação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário no bairro é da empresa Buritis Empreendimentos, responsável pela construção do Parque das Laranjeiras. De acordo com a companhia, a Estação Elevatória de Esgoto (EEE), que realiza o bombeamento dos dejetos do loteamento até a Estação de Tratamento de Esgoto, apresenta vários problemas operacionais, contribuindo para a obstrução das redes e o retorno de esgoto nos poços de visita.
“Conforme vistorias já realizadas pela Codau, a Elevatória está inadequada e isso contribui diretamente na obstrução das redes, bem como no retorno de esgoto nos poços de visita, gerando este tipo de situação enfrentada pelos moradores”, esclarece a autarquia
A Codau ainda conta que já emitiu um relatório após vistoria realizada na estação. O documento aponta as medidas necessárias para o funcionamento adequado da unidade. “A notificação foi entregue para que o empreendedor faça todas as adequações apontadas no relatório o mais urgente possível. Até o presente momento, o empreendedor informou à autarquia, que adotará medidas de correção”.
A reportagem do Jornal da Manhã acionou também a empresa Buriti Empreendimentos, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço está aberto à manifestação.