MAIO AMARELO

"Transitolândia" educativa na Praça do Quartel abre ações do Maio Amarelo

Outras ações são esperadas no mês, como pedal na Univerde, caminhada da paz e palestras em empresas

Publicado em 01/05/2023 às 19:12Atualizado em 02/05/2023 às 09:38
Compartilhar

Ações voltadas à conscientização no trânsito acontecem durante todo o mês de maio em Uberaba. A campanha Maio Amarela é lançada oficialmente nesta terça-feira (2), na Praça do Quartel, onde será estabelecida uma "Transitolândia" educativa ao longo da primeira semana do mês, voltada às crianças da Escola Municipal Santa Maria e do Colégio Tiradentes. As atividades serão realizadas juntamente com os alunos da Fundação de Ensino Técnico Intensivo (FETI).

A campanha Maio Amarelo é mundial e comemora uma década de iniciativa. Neste ano, o tema é "No trânsito, escolha a vida". Em Uberaba ainda estão previstas ações como: Cartão Amarelo para o Pedestre Fujão; Pedal na Univerde; Rolezinho da Paz; Caminhada pela Paz; trabalho de conscientização nas mídias e panfletagem; blitz efetiva de alcoolemia; palestras em empresas privadas, como a Líder, no transporte de passageiros; dinâmica para a sensibilização de motoristas profissionais; simulação de sinistro, entre outras. 

Na Secretaria de Defesa Social, a coordenação é da chefe de Seção de Educação no Trânsito, Dalci Teresinha Borges. O objetivo geral do projeto é a "conscientização de toda a sociedade, em busca de um trânsito com mais empatia, respeito e por um trânsito mais humano e menos violento".  Ao todo, serão mais de 30 parceiros envolvidos, entre instituições e secretarias/autarquias da Prefeitura Municipal de Uberaba.  

O agente de Trânsito Douglas Rezende de Andrade ressaltou que o município segue o propósito mundial da campanha. “Esse ano, nós buscamos fazer algo mais amplo, atingindo vários públicos, desde crianças até motoristas profissionais, envolvendo toda a sociedade. Estamos tentando abrir o máximo possível esse leque de atuação para termos um alcance melhor dentro da proposta do Maio Amarelo”, explicou.

“A ideia principal é formarmos multiplicadores, trabalhar as crianças de hoje, incentivando o respeito, pois elas serão os condutores de amanhã. Assim como também trabalhar com os motoristas, para que tenham um olhar mais humano para o trânsito, menos mecanizado e automático”, pontuou Douglas. 

Maio Amarelo - O patrocínio geral da campanha no Brasil é da CNT Sest Senat, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária. O Maio Amarelo também é apoiado pelo Governo, nas esferas federal, estadual e municipal, contando ainda com as entidades policiais, bombeiros, empresas privadas, entre outras instituições.

Maio foi escolhido como o mês de conscientização no trânsito porque, no dia 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Dessa forma, o mês acabou se tornando uma referência mundial para ações que visam combater a violência nesse ambiente. Já a cor amarela foi escolhida por ser uma cor de atenção e destaque, que simboliza, principalmente, as sinalizações de advertência, atenção e cuidado no trânsito. O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por