Com as bombas paradas por cerca de 30 horas, foi necessário suspender a captação no rio Uberaba e vários bairros ficaram sem água no fim de semana
O fim de semana foi de torneiras secas para diversos bairros de Uberaba, conforme relatos de ouvintes da Rádio JM. Segundo relatos, entre os bairros afetados estão Copacabana, Cássio Resende, Recreio dos Bandeirantes, Jardim Espanha e Abadia. O prejuízo aos moradores ocorreu após novos incêndios que comprometeram a linha da Cemig, responsável por alimentar o sistema de transposição do rio Claro, deixando-o sem energia.
Ao programa Pingo do J, da Rádio JM, o presidente da autarquia, Rui Ramos, destacou que foram 30 horas de interrupção no fornecimento de energia. Ramos pontua que as equipes da concessionária de energia encontraram dificuldades para localizar a origem do problema.
“Acharam um defeito em um cabo que se rompeu, consertaram, mas a energia não voltou. Procuraram outro ponto, encontraram um segundo defeito, consertaram e acharam que a energia voltaria, mas não voltou. Aí, localizaram um terceiro ponto e, nesse intervalo, foram 30 horas sem bombear e sem operar com as bombas elétricas, que têm maior capacidade. As três bombas elétricas são as mais potentes e jogam água para o rio Uberaba. Isso comprometeu totalmente a capacidade do nosso reservatório. Ontem [domingo, 15], fomos obrigados a fechar emergencialmente”, explicou Rui Ramos.
Com a intercorrência, a autarquia contabiliza 32 milhões de litros de água que deixaram de ser bombeados para os centros de reservação. A Companhia reforça que, antes da ocorrência, os fechamentos noturnos estavam funcionando de forma eficiente, e o objetivo é retomar essa operação.
Segundo Rui, com o fechamento a partir das 12h deste domingo, os reservatórios recuperaram 50% de sua capacidade, o que ainda é considerado insuficiente. Nesta segunda-feira (16), o abastecimento caiu novamente, desta vez para 33%. “Estamos trabalhando incansavelmente para recuperar os níveis dos reservatórios. Se a população não economizar e o nível dos reservatórios cair para 20%, teremos que realizar mais um fechamento durante o dia. É uma situação que não gostaríamos de enfrentar. Levará de 2 a 3 dias, se tudo correr bem e não houver contratempos, para recuperarmos a situação”, afirmou o presidente da Codau.
Rui também alertou para a situação crítica dos rios: “O rio Uberaba está quase sem água, e o rio Claro caminha para o mesmo cenário. Pedimos, inclusive, ao Sindicato Rural e à Associação dos Irrigantes que suspendam as irrigações ao longo dos rios para nos ajudar”, finalizou.