Mais de 3 mil segurados do INSS em Uberaba devem se submeter a nova perícia. A medida foi anunciada pelo Instituto Nacional de Seguro Social que pretende analisar o caso de 580 mil pessoas em todo país, para saber se os benefícios estão sendo pagos a quem realmente precisa.
O alvo são os benefícios em casos de aposentadoria por invalidez e auxílio doença concedidos por ação judicial. Em Uberaba são 2.220 pessoas no primeiro caso, e 982 no outro. O Gerente-Executivo do INSS na cidade, Dolorísio Humberto da Silva, explica que as perícias são feitas periodicamente como determina a lei, mas devido à falta de médicos peritos, não há como submeter todos os segurados ao teste com a frequência exigida. “Hoje, o que se faz mais são perícias iniciais que revisões”, afirma o gerente, que diz ainda não ter recebido o comunicado oficial sobre a ação.
Quem ganha o benefício deve começar a receber as cartas com o aviso da perícia a partir de junho. Para atender a demanda, o Instituto contratou mais 250 médicos em todo país. A Regional instalada em Uberaba abrange 64 municípios e recebeu dois novos médicos, mas nenhum deles veio para a cidade que já conta com 30 profissionais dessa área. Por isto, o processo deve demorar. “Todo mês faz de pouco em pouco, agora devem fazer todas, mas isso deve demorar um período grande”, afirma Dolorísio.