Estrutura da passarela chegou ontem e deve começar a ser instalada nos próximos dias na BR-262, entre os bairros Gameleiras 3 e Vila Esperança (Foto/JC Duran)
Começaram as obras de instalação da passarela na BR-262, no sentido Uberaba-Araxá, que interliga os bairros Vila Esperança ao Gameleiras 3. A obra é executava pela Concessionária Triunfo Concebra, regulada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segundo funcionários da empresa, a obra deve ser entregue em até 60 dias.
A estrutura da passarela chegou à obra e foi descarregada pela equipe ainda na manhã dessa segunda-feira.
Segundo a concessionária, o trecho onde acontece a obra é no km 801+930, sendo a implantação uma determinação após estudos e aprovado pela ANTT. A passarela tem 48,75 metros de comprimento na travessia sobre a rodovia e sobre a marginal, rua Salvador Cici, com 2,3 metros de largura e rampas que totalizam 87,6 metros de extensão.
Ainda conforme a Triunfo Concebra, a estrutura será construída com fundações em sapatas concretadas no local e pré-moldados de concreto para os pilares. Já as rampas, travessia principal, guarda-corpo e fechamento de travessia serão em estrutura metálica, com laje steel deck.
"A passarela é projetada com aparatos voltados à acessibilidade, contando com rampas acessíveis para pessoas com deficiência (PcD), piso tátil e corrimões em toda a extensão, baias e abrigos nas paradas de ônibus, sinalização, iluminação, tela de fechamento do canteiro central e defensas metálicas e barreiras rígidas, além de calçadas e elementos de acessibilidade. A construção do dispositivo vai envolver mais de 30 pessoas, direta e indiretamente", pontua nota enviada pela concessionária.
O local é apenas um dos trechos para os quais foi solicitada a instalação de passarela, sendo uma demanda frequente entre os moradores. A população dos bairros adjacentes, entre eles Gameleiras 3, Jardim Anatê e Costal Teles, demandam melhorias em prol dos pedestres que passam pelo local desde 2015.
À época, a concessionária havia afirmado que a construção da passarela na BR-262, próximo ao local onde existiu a antiga Copervale, entre os bairros Parque das Gameleiras e Residencial 2000, não estava prevista em contrato de concessão. Já em 2016, foi instalada uma passarela para travessia de pedestres entre os bairros Gameleiras 3 e Valim de Melo.