Rodovia foi a leilão na última quinta-feira e a Rotas do Brasil, vencedora do remate, ofereceu desconto de 15,30% e deverá investir R$8,5 bilhões no trecho entre Uberaba e Betim
Atual concessionária, que está deixando o contrato, diz que manterá todos os serviços até fevereiro (Foto/Reprodução)
A Triunfo Concebra se manifestou sobre a Rota do Zebu, correspondente ao trecho da BR-262, entre Uberaba e Betim, que foi relicitada durante leilão realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O leilão integra a política pública do governo federal, com diretrizes e cronograma definidos pelo órgão regulador.
A empresa informou que segue à frente da concessão deste trecho até fevereiro de 2025. Neste sentido, a Concebra reforça que permanecerá prestando normalmente os serviços de socorro médico e mecânico, conservação, pavimentação e obras emergenciais, até a assunção da nova gestora, prevista para março de 2025.
A respeito dos demais trechos administrados, a concessionária reforçou que também permanece prestando os serviços pactuados, enquanto é analisado o processo de otimização (Portaria 862 do Ministério dos Transportes), e reafirma seu compromisso de eficiência, qualidade e transparência com os usuários.
A Rotas do Brasil S.A. foi a vencedora do leilão da BR-262, com desconto sobre a tarifa básica de pedágio de 15,30%, e agora terá 30 anos para administrar e implantar melhorias de infraestrutura e ampliação da capacidade de fluxo na chamada Rota do Zebu. A disputa promovida pela ANTT e Ministério dos Transportes (MT) aconteceu na quinta-feira (31/10), na B3, São Paulo (SP), disputa em viva voz, elevando o valor do desconto da tarifa.
O trecho da BR-262, em Minas Gerais, é conhecido pelo nome da raça bovina pelo grande impacto do gado de corte na região. Com 438,9 quilômetros de extensão, fazendo a ligação do Triângulo Mineiro com a região metropolitana de Belo Horizonte, a Rota do Zebu é um importante corredor logístico agropecuário do país e, com a concessão, as melhorias vão promover o desenvolvimento dessa atividade no país, influenciando no escoamento da produção, além de reduzir o custo de frete para os caminhoneiros.
O projeto deve injetar R$8,5 bilhões, somando captação e serviços operacionais, para melhoria de infraestrutura e ampliação da capacidade de fluxo. Entre as melhorias previstas na concessão estão mais de 44 quilômetros de duplicação e 168 quilômetros de faixas adicionais e 3,63 quilômetros de vias marginais. A nova concessionária também será responsável por instalar um Ponto de Parada e Descanso (PPD), 17 passarelas de pedestres, 100 pontos de ônibus, além de três passagens de fauna.