(Foto/Ilustrativa)
A Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) está apoiando o Programa de Eficiência Energética promovido pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A ação começou na segunda (2) e vai até sábado, feriado de 7 de setembro, com técnicos da Cemig em um posto na Praça Rui Barbosa trocando, de forma gratuita, até sete lâmpadas antigas por novas unidades de LED.
Durante a semana, a população poderá comparecer para a troca, das 8h às 17h, e, no sábado, das 8h às 12h. Para participar, é necessário apresentar a última conta de energia quitada, um comprovante do pagamento físico ou virtual e um documento de identidade. Além disso, é preciso estar em dia com a Cemig, podendo consultar sua situação no momento da troca. O objetivo é incentivar o uso mais eficiente e sustentável da energia elétrica.
De acordo com o diretor de Iluminação Pública e Telegestão, da Sesurb, Leandro Eduardo de Oliveira, os benefícios proporcionados com troca das lâmpadas antigas pelas de tecnologia LED são enormes. "Com relação à eficiência energética, o LED produz mais lumens (luz) por watts consumido, levando à economia de 50% a 80% quando comparado com as tecnologias tradicionais. Isso tem impacto na redução de custo e na emissão de carbono na atmosfera, que é algo tóxico para o meio ambiente. Com a lâmpada incandescente, mais de 90% da energia elétrica é desperdiçada em forma de calor e essas lâmpadas ainda geram radiação infravermelha", destacou.
Leandro de Oliveira explicou ainda que o LED é construído para ter uma durabilidade estimada de até 100 mil horas e é resistente à vibração ou impacto, por não possuir filamentos ou vidros, como eram as lâmpadas antigas, por isso requer uma manutenção mínima. "Em relação à segurança, o LED tem visibilidade superior nos ambientes e produz um índice de cores maior do que as lâmpadas antigas, reduzindo também a poluição visual. Com relação ao meio ambiente, o LED não emite a radiação ultravioleta e não contém mercúrio, que é uma substância tóxica. Então, com relação ao meio ambiente, à eficiência, segurança e economia, o LED é superior às lâmpadas convencionais", esclareceu o diretor.