O aplicativo Uber para viagens de carro está passando por uma nova atualização. Chamada de Uber Adolescentes, permite que, através de uma conta familiar, pessoas de 12 a 17 anos possam solicitar um carro pelo aplicativo, enquanto seus responsáveis, que possuem conta vinculada, acompanham a viagem pelo celular. Até o momento, esta opção está disponível em poucas cidades do Brasil, sendo Belo Horizonte, por enquanto, a única do estado de Minas Gerais.
Segundo o motorista por aplicativo Léo Bertholdi, a Uber, até o momento, não notificou os motoristas de Uberaba sobre a atualização. Ele esclarece que, para se ter uma conta, tanto na Uber como nos aplicativos 99 e In Drive, é preciso ter mais de 18 anos. A Uber não proíbe o transporte de menores de idade, mas também não obriga o motorista a fazê-lo.
Como somente maiores de idade podem ter o aplicativo, outra pessoa teria que pedir a corrida para o adolescente. “Eu, como motorista, não sou obrigado a aceitar corrida para terceiros, ainda mais se este terceiro for um menor de idade. A única orientação que a Uber e os demais aplicativos fazem, é que, de preferência, menores de idade estejam acompanhados. Mas não é uma exigência”, explica Bertholdi.
Por Uberaba ser uma cidade com muitos estudantes, a demanda por transporte via aplicativos é alta. Léo, que possui mais de 25 mil viagens somente pela Uber, afirma que, em média, de 30% a 35% dos seus passageiros são menores de idade. Segundo o motorista, esta nova categoria traria maior segurança e respaldo jurídico, caso ocorra alguma intercorrência no trajeto. No entanto, devido ao transporte de adolescentes ser uma realidade que já ocorre entre os motoristas, Léo acredita que a quantidade de viagens não irá aumentar.