Informação é do coordenador de área do IBGE em Uberaba, Marshal Marangoni
Uberaba conta com 94% da população estimada recenseada. Segundo o coordenador de área do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Uberaba, Marshal Marangoni, em números concretos, já são cerca de 320 mil pessoas recenseadas.
A previsão é que o levantamento acabe mesmo no dia 28 de fevereiro. Segundo Marshal, há uma perspectiva de que cerca de 5% da população seja tratada de forma estatística. "A gente não chega em 100% porque tem uma quantidade de domicílios que vão ficar como recusa, morador ausente e que não vamos encontrar, apesar das inúmeras tentativas", afirma.
Neste momento, as equipes fazem o trabalho de revisão dos dados e passam pelos locais onde não foram atendidos pelos moradores. Segundo Marangoni, as equipes também trabalham no período noturno para recolher os dados. "O trabalho, desde o começo, se estende até o período noturno. Só que existe também a questão do risco. Então, passou das 21h, já fica complicado para o recenseador", explica.
Mesmo com o Disque-Censo 137 em funcionamento desde o dia 6 de fevereiro, a adesão continua baixa na cidade. No entanto, o coordenador de área ainda espera a participação dos cidadãos que não responderam ao recenseador. A ligação para o Disque-Censo 137 é gratuita e pode ser feita todos os dias da semana, das 8h às 21h30. O serviço deve ficar ativo até o dia 20 de fevereiro.
Leia também: Disque-Censo 137 ainda tem baixa adesão em Uberaba