II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, em Brasília (Foto/Divulgação)
Representando Uberaba, a Referência Técnica de Imunização, Priscilla Amaral, participa entre os dias 18 e 20 de novembro, da II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, em Brasília (DF). Nesta segunda-feira, ela apresentou a experiência exitosa do município, denominada “Desenvolvimento de Novas Tecnologias e Estratégias para Ampliação do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) – Macrorregião Triângulo Sul – MG”.
De acordo com o projeto inscrito, ao aderir ao Serviço de Assistência Especializada Ampliada (SAE Ampliado), Uberaba se tornou responsável pelo processo de toda macrorregional na organização do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais. Além disso, elaborou um novo fluxo com novas estratégias para atingir um quantitativo maior de doses prescritas e administradas para o público que tem direitos aos imunobiológicos fornecidos por esse serviço.
“Foi realizada pesquisa com os profissionais responsáveis para criação de uma nova tecnologia de informação e comunicação que objetivasse ampliar as prescrições e consequentemente otimizasse as aplicações, além de melhorar a condição de atendimento aos usuários que procurassem pelo serviço”, explica Priscilla, que é uma das autoras do projeto e a coordenadora da Central de Vacinas. Segundo ela, a pesquisa foi feita entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023, assim como um prognóstico para o ano seguinte, que identificou um aumento em cerca de 150% em número de prescrições e distribuição dessas doses.
O certificado da experiência exitosa foi entregue à coordenadora por Éder Gatti, atual responsável pelo PNI, e pela Responsável Técnica de Imunização Estadual do CRIE, Natatia Santana Silva.