(Foto: Divulgação PMU)
Nesta segunda, 20, a Prefeitura de Uberaba (PMU), por meio da Coordenadoria de Política de Igualdade Racial (Cpir) - vinculada à Fundação Cultural de Uberaba "Professor Antônio Carlos Marques" (FCU), e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), promoveu evento em celebração ao Dia da Consciência Negra.
A Praça da Abadia foi palco de diversas atividades ao longo do dia, com destaque para a Feira Negra, que reuniu microempreendedores locais.
As festividades tiveram início ainda pela manhã com a animada Roda de Capoeira "Viva Zumbi", contando com a participação da comunidade capoeirista de Uberaba. A programação seguiu com apresentações dos alunos da Associação de Ogãns e representantes de religiões de matriz africana.
Ao meio-dia foi celebrada Missa Afro; o Hip Hop marcou presença no evento com performances de Toi e DJ Nene e, em seguida, o espetáculo "O Samba é Primo do Jazz", com a cantora Glau Mineira. Na sequência, a equipe do Geoparque ofereceu brindes e apresentou um pouco mais da proposta para a comunidade. O dia foi encerrado às 18h, com apresentação do Grupo de Samba "Flor da Idade".
A prefeita Elisa Araújo prestigiou o evento, juntamente com o presidente da FCU, Cássio Facure, que ressaltou a data: “O Dia da Consciência Negra marca a importância das ações e diálogos no combate ao preconceito e à discriminação racial que ainda persistem na sociedade”.