Vacinação infantil (Foto/Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A vacinação contra a meningite já faz parte do calendário de vacinas de todas as crianças, mas, nos últimos meses, a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais optou por ampliar o público de duas vacinas contra a doença.
Uberaba vinha aplicando tanto a meningocócica C quanto a ACWY na população, conforme os públicos preconizados.
A decisão do Estado agora foi de encerrar a ampliação desse público específico que vinha recebendo essas doses, deixando a vacinação contra a meningite voltada para o público infantil, que segue com o calendário das vacinas de rotina normalmente. As doses da vacina meningocócica ACWY, direcionadas para essa ampliação, já acabaram na Central de Vacinas, mas ainda existe estoque da meningocócica C. Portanto, a vacinação com esse imunizante seguirá no município para todo público acima de 16 anos, até acabarem os estoques.
A vacina meningocócica C e a vacina meningo ACWY são duas vacinas distintas que têm o objetivo de prevenir diferentes tipos de infecções causadas pela bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo.
A vacina meningocócica C é específica para proteger contra o sorogrupo C da bactéria, que é responsável por uma parcela significativa de casos de meningite bacteriana em algumas regiões. Essa vacina oferece imunização direcionada para o sorotipo C, sendo eficaz em prevenir infecções causadas por esse grupo específico.