Uberaba tem registrado saldo positivo na geração de empregos, e o Sine (Sistema Nacional de Emprego) é um dos principais meios para os trabalhadores que buscam uma colocação. Segundo a superintendente de micro e pequenas empresas, Carolina Ribeiro, diariamente o sistema recebe mais de 150 pessoas. Em entrevista à Rádio JM, a Ribeiro antecipou que Uberaba deve ter novas vagas abertas no setor da construção civil.
Atualmente, o panorama de empregos de Uberaba aponta para um saldo de 935 vagas criadas em 2024, sendo 154 em janeiro e 781 em fevereiro. Conforme Ribeiro, para ter uma efetividade ainda maior na divulgação das colocações, o Sine Uberaba tem realizado ações itinerantes, buscando atender aqueles cidadãos que não possuem condições de transporte.
Leia também: Confira vagas de emprego disponíveis para Uberaba
“Por mais que a gente esteja em uma área central, talvez ele [o cidadão] não possua a condição de transporte para se deslocar. Então, a gente tem levado isso para as empresas, para trazer as oportunidades para dentro do Sine e nós levamos essas vagas para mais próximo da população”, afirma.
Atualmente, o sistema conta com mais de 200 vagas disponíveis em sistema. Carolina conta também que além dos 150 atendimentos na sede do Sine Uberaba, as ações itinerantes agregam cerca de 50 atendimentos por dia. “Neste mês de abril, a gente está nos terminais para atingir um outro público”, conta.
De acordo com Ribeiro, a instituição tem buscado ampliar o público-alvo do Sine, que hoje é voltado para vagas de nível médio e fundamental. “As oportunidades têm melhorado. A gente tem pedido para não colocar apenas as vagas de nível fundamental e médio, mas para atrair também as vagas de nível superior. A gente teve uma vaga de superior administrativo com salário de quase R$ 4 mil no Sine, de uma empresa que está chegando em Uberaba”, relata.
A superintendente antecipa que, em breve, deve surgir demanda voltada para a área da construção civil devido à chegada de empresas do setor. “Nós temos de três a quatro empreendimentos grandes que estão chegando em Uberaba, e nós já estamos fazendo esse mapeamento da demanda dessas empresas para supri-la”, revela.