IMPACTO

Uberaba é destaque em boletim da Organização Pan-Americana da Saúde

Experiência do Crie municipal é publicada em periódico internacional e evidencia impacto regional na ampliação do acesso a vacinas especiais

Publicado em 24/12/2025 às 07:40
Compartilhar

Uberaba ganhou destaque internacional ao ter uma experiência exitosa da área da saúde publicada no Boletín de Inmunización da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Volume XLVII, Número 3, de dezembro de 2025. A publicação apresenta a matéria “Desenvolvimento de novas tecnologias e estratégias para a ampliação do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais na Macrorregião do Triângulo Sul”, que detalha o trabalho desenvolvido no município e seus reflexos regionais. 

O artigo aborda a atuação do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) de Uberaba, no âmbito do Programa Nacional de Imunização (PNI), e destaca o papel estratégico do município na ampliação do acesso a vacinas especiais destinadas a grupos com maior vulnerabilidade ou risco de complicações. Uberaba é sede da Macrorregião do Triângulo Sul, que reúne 27 municípios, e exerce função central na gestão e distribuição desses imunobiológicos de alto custo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

A publicação ressalta que, após a adesão de Uberaba ao Serviço de Assistência Especializada Ampliado (SAE Ampliado), em 2023, o Crie passou a contar com gestão municipalizada. A mudança permitiu maior descentralização, eficiência administrativa e ampliação do atendimento regional. Entre as estratégias adotadas está a criação de um novo fluxo de prescrição e de um formulário padronizado, que reduziu a burocracia, qualificou o atendimento e fortaleceu a atuação da Atenção Primária à Saúde. 

Como resultado, em apenas um ano, o Crie municipal registrou aumento de 136,6% no número de novos processos e de 146,8% no número de doses de vacinas aplicadas, em comparação com o ano anterior. Além disso, a adesão da maioria dos municípios da Macrorregião ao novo instrumento reduziu trâmites administrativos e ampliou a oferta do serviço descentralizado em cerca de 432%. 

A experiência é apontada como eficaz e com potencial de contribuir para a ampliação do acesso da população às vacinas especiais, especialmente para grupos em situação de maior vulnerabilidade, que muitas vezes desconhecem esse direito assegurado pelas políticas públicas de saúde. 

O trabalho publicado tem autoria de Priscilla Ramos de Queiroz Amaral, Kellen Campos Castro Moreira, Blenda Sousa Carli Rodrigues, Fernanda Coimbra Lício e Luciana Mara Monti Fonseca, profissionais da Prefeitura de Uberaba que atuam no Crie, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), reforçando o protagonismo do município nos cenários nacional e internacional da imunização.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por