Premiação ocorreu na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, em Brasília (Foto/Divulgação)
Foi premiada nesta quarta-feira (20) a experiência exitosa denominada “Desenvolvimento de Novas Tecnologias e Estratégias para Ampliação do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) – Macrorregião Triângulo Sul – MG” de Uberaba, durante a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, em Brasília (DF).
Representando o município, a Referência Técnica de Imunização, Priscilla Amaral, participou do evento, que iniciou no último dia 18, apresentando toda estratégia adotada.
O projeto ImunizaSUS premia as “Experiências de Fortalecimento das Ações de Imunização nos Territórios Municipais mais bem avaliadas”. Mais de 300 iniciativas de todo o país foram apresentadas durante os três dias de evento nacional. Uberaba foi premiada entre as 54 principais experiências classificadas e além de receber um notebook, terá o projeto publicado no Boletim Regional de Imunização da Organização Panamericana de Saúde - OPAS/OMS, disponibilizado em espanhol, inglês e francês.
“Esse é um reconhecimento nacional de todo trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe do Crie de Uberaba. Estamos muito felizes, porque isso demonstra que estamos no caminho certo”, destaca Priscilla Amaral.
O projeto premiado destaca que ao aderir ao Serviço de Assistência Especializada Ampliada (SAE Ampliado), Uberaba se tornou responsável pelo processo de toda Macrorregional na organização do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais. Além disso, elaborou um novo fluxo com novas estratégias para atingir um quantitativo maior de doses prescritas e administradas para o público que tem direitos aos imunobiológicos fornecidos por esse serviço.
“Foi realizada pesquisa com os profissionais responsáveis para criação de uma nova tecnologia de informação e comunicação, que objetivasse ampliar as prescrições e consequentemente otimizasse as aplicações, além de melhorar a condição de atendimento aos usuários que procurassem pelo serviço”, explica Priscilla.
A pesquisa foi feita entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023, assim como um prognóstico para o ano seguinte.