PRÊMIO

Uberaba é premiada por políticas públicas da causa animal

Publicado em 07/03/2023 às 08:13Atualizado em 07/03/2023 às 08:16
Compartilhar

As políticas públicas de bem-estar animal renderam a Uberaba três prêmios (Educação, Castração e Parceria) concedidos pelo Ministério Público, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Animal (Ceda). Uberaba também recebeu certificado pela apresentação das evoluções nas políticas públicas de Manejo Populacional de Cães e Gatos (MPCG), entre os 18 municípios que aderiram ao Projeto Regional em Defesa da Vida Animal (Prodevida).

A premiação aconteceu ao final do Fórum Regional de Manejo Populacional de Cães e Gatos, nesta segunda-feira (6), no auditório anexo ao Hospital Veterinário da Universidade de Uberaba (HVU). O evento é promovido pelo Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC), com o apoio da Coordenadoria Estadual de Defesa Animal do Ministério Público de Minas Gerais (Ceda-MPMG), Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV/MG) e o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.

O superintendente de Bem-Estar Animal, Alberto Faria Pereira, apresentou os resultados do trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Semam), com ênfase no que vem sendo feito dentro do convênio, firmado em abril do ano passado, com o HVU. 

Foram realizadas 1.300 consultas, 540 cirurgias, 8.420 exames e registradas 2.670 diárias. Os dois mutirões realizados pela Superintendência de Saúde Animal da Semam, com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, foram responsáveis por quase 3 mil castrações. 

O titular da Semam, Edno César Silveira, salientou o tamanho das ações que estão sendo promovidas, o que trouxe o protagonismo de sediar o 1° Fórum Regional. Para ele, a causa animal tem quatro pilares: Educação, Controle Populacional, Guarda Responsável e Fiscalização contra os maus-tratos. 

"Hoje é um dia histórico para Uberaba, já que o convênio é inédito, reconhecido em todo o estado de Minas Gerais, e tem sido muito importante ao desenvolvimento das políticas públicas, servindo de referência regional e estadual", disse.

A prefeita Elisa Araújo comemorou a premiação lembrando que “bem-estar animal é uma questão de saúde pública e deve ser tratado com muito zelo, como tem sido nessa gestão. "Somos referência pelo pioneirismo do convênio com o HVU, oferecendo atendimento gratuito para a população, em especial aos animais errantes e comunitários, bem como aos protetores independentes”, afirmou. 

Ela também lembrou que houve grande avanço na castração com as campanhas que já atingiram cerca de 3 mil animais, com expectativa de mais de 3 mil ainda esse ano. Segundo Elisa, as políticas públicas do bem-estar animal estão avançando, sendo estruturadas para que se tornem permanentes.

O gerente clínico do HVU, Cláudio Yudi, disse que o Hospital Veterinário tem realizado grandes parcerias, especialmente com a Prefeitura de Uberaba. Durante o Fórum, ele destacou a importância de levar a experiência de Uberaba para outros municípios da região, trocando ideias e sugestões. "Hoje é um dia para comemorar, mas também de novos desafios porque queremos sempre estar melhorando", enfatizou.

Os prêmios
A premiação foi dada a oito trabalhos mais relevantes apresentados pessoalmente no Fórum Regionais. A comissão avaliadora foi composta por técnicos das instituições e entidades organizadoras dos eventos. 

Foram concedidos a Uberaba os Prêmios Educação, pelas estratégias educativas bem-sucedidas; Castração, pelo trabalho de forma ética, pautado na Lei Federal N°13.426 e nas resoluções do CRMV/MG e CFMV; e,  Parceria, por ter conseguido realizar uma boa parceria com organizações ou proteção animal, no caso o HVU.

Também receberam premiações os municípios de Pirajuba (Sustentabilidade), Indianópolis (Educação), Nova Ponte (Castração), Campo Florido (Inovação), entre outros. O prefeito de Indianópolis e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – AMVAP, Lindomar Amaro, esteve no evento, bem como as vereadoras uberabenses Denise Max e Alessandra Piagem.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por