LEVANTAMENTO

Uberaba e Uberlândia despencam em ranking nacional de cidades empreendedoras

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 27/03/2023 às 14:59Atualizado em 29/03/2023 às 14:54
Compartilhar

O município de Uberaba é o 78º colocado na lista das cidades que apresentam melhores condições para o empreendedorismo, segundo o ranking geral atualizado do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), com 5,34 pontos. No ano passado, a cidade ocupou a 52ª posição, com 5,91, ou seja, caiu 26 posições na listagem nacional.

Ranking de Uberaba (Foto/Captura)

Na classificação de 2023, a cidade vizinha Uberlândia aparece na 68ª posição, mas também caiu: em 2022 estava em 21ª, com 47 lugares à frente. Em nota, a Prefeitura de Uberlândia pondera que existem inconsistências nos dados extraídos pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), responsável pelo levantamento.

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, informa que analisou as planilhas utilizadas para composição do ranking ICE 2023 e identificou inconsistências em dados públicos extraídos pela Enap para pontuar indicadores da cidade. No pilar "Mercado", por exemplo, os indicadores "Compras Públicas" e "Proporção entre Grandes/Médias e Médias/Pequenas Empresas" aparecem zerados. São indicadores com dados retirados de sistemas federais como Siconfi (Tesouro Nacional) e RAIS (Ministério do Trabalho e Emprego) e que constam computados adequadamente no ranking do ano anterior (2022). Por isso, o Município já contatou formalmente a Enap para que haja análise da situação e eventuais correções.", diz o Governo Municipal.

Em contraponto, as cidades que mais subiram no ranking foram Brasília, que passou da 69ª posição para o 4º lugar; Boa Vista (RR), que subiu de 47º para 6°; e Aparecida de Goiânia (GO), da 65ª posição para a 35ª.

O relatório abrange os 101 municípios mais populosos do Brasil, “organizados de acordo com as melhores condições para empreender”. O ranking leva em consideração cada um dos sete determinantes apresentados no relatório e o seu resultado é um instrumento de avaliação voltado para gestores públicos e organizações de apoio interessadas em gerar impactos na economia de seu município a partir do fomento à atividade empreendedora, assim como para empreendedores que queiram expandir seus negócios e para a mídia, que busca análises e dados qualificados.

Entre os índices estão "Ambiente Regulatório", que abrange questões burocráticas e essenciais à criação de negócios; "Infraestrutura", com as condições municipais de apresentar redes de transporte e condições urbanas adequadas ao desenvolvimento; "Mercado", um componente que avalia o desenvolvimento econômico local e a quantidade de clientes em potencial; "Acesso a Capital", que versa sobre a facilidade da população obter recursos financeiros; "Inovação", que avalia a concentração de talentos no mercado de trabalho local, financiamento de ações de inovação e infraestrutura tecnológica; "Capital Humano", uma forma de mensurar a qualidade da mão de obra, e, por fim, a "Cultura Empreendedora", quesito que tem por base a busca de informações sobre empreendedorismo e empresas locais. Neste ano, um dos pontos fundamentais da pesquisa foi o empreendedorismo feminino.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por