Uberaba amanheceu com céu nublado nesta quarta-feira (31) (Foto/Rafaella Massa)
O céu nublado que apareceu na manhã desta quarta-feira (31) é apenas um indício de que, em breve, Uberaba deverá receber chuvas intensas. Segundo a climatologista Wanda Prata, um sistema está organizado e deve ocasionar uma considerável quantidade de água na região.
A especialista afirma que não é possível precisar o momento exato em que o 'aguaceiro' irá atingir a cidade, podendo ocorrer entre esta quarta e quinta-feira (1º de fevereiro). De acordo com o InMet (Instituto Nacional de Meteorologia), a região está em alerta amarelo até a manhã de sexta-feira (2). Neste período, a precipitação pode variar entre 20 e 30 mm/h ou até atingir 50 mm/dia. Também são esperados ventos intensos, alcançando de 40 a 60 km/h, e existe a possibilidade de queda de granizo.
Leia matéria: Aberta oficialmente a UPA Mirante, em Uberaba
Wanda explica que, por enquanto, a cidade deve receber um 'chuvisco', causado por uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), que teve início na semana anterior. "A chuva intensa ainda está no Mato Grosso, Tocantins e Sul de Minas;
"Mas nós temos uma baixa pressão subindo e outra no litoral, então são duas dessas baixas pressões que vão dar origem a outras ZCAS. Assim que esses últimos sistemas convectivos chegarem aqui no Sudeste, esse ciclone vai se formar. A posição do outro já está lá no Alto Oceano, porque a Alta da Bolívia já está organizadíssima na parte noroeste. É só uma questão de horas, talvez amanhã, depois de amanhã. Aí sim, quando ela se organizar, se o ciclone estiver na posição de trazer chuva para o Triângulo, teremos chuvas significativas. Mas isso ainda precisa ser observado", explica.
O InMet ainda alerta para o risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos durante o período chuvoso. Portanto, é necessário estar atento.