A atuação do Município de Uberaba foi reconhecida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A cidade é uma das finalistas na XII edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. O trabalho da Prefeitura de Uberaba foi inscrito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec) e engloba projetos de várias pastas e autarquias.
O secretário da Sedec, Rui Ramos, celebrou a conquista e pontuou que a classificação de Uberaba é um reflexo da gestão da prefeita Elisa Araújo, que visa sempre fomentar o empreendedorismo e a geração de emprego e renda.
A superintendente de Micro e Pequenas Empresas, Carolina Ribeiro, explicou que a cidade é finalista em duas categorias: Cidade Empreendedora e Turismo e Identidade Territorial. “A categoria Cidade Empreendedora é de grande importância para Uberaba, pois reconhece o trabalho da gestão municipal, valorizando os esforços em promover um ambiente favorável ao empreendedorismo e ao desenvolvimento econômico local. Já a categoria Turismo, é mais um reflexo do nosso projeto Aspirante Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes”.
Já o analista do Sebrae, Marcius Mendes, afirmou que o Município tem apresentado, dentro de seu planejamento estratégico, ações que vêm ao encontro da proposta do prêmio. “Mais uma vez, o Município é finalista do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A premiação é um reconhecimento das boas práticas desenvolvidas pelos municípios à luz de políticas públicas, voltadas aos pequenos negócios, ao fomento da inovação e empreendedorismo e, consequentemente, à melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem no território”.
Na categoria Cidade Empreendedora, Uberaba foi classificada com o projeto "Uberaba Terra de Gigantes - Uma Cidade Empreendedora", com Paracatu e Taiobeiras. Já na categoria Turismo e Identidade Territorial, foi classificada com o projeto Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes, com Conselheiro Lafaiete e Ipanema.
O Sebrae recebeu 315 inscrições, distribuídas em 10 categorias. Ao todo, foram 30 projetos finalistas, distribuídos entre 24 municípios de Minas Gerais. Agora, haverá a fase de visitas técnicas, que seguem até março. O resultado estadual será anunciado no dia 17 de abril, em Belo Horizonte. As cidades vencedoras seguirão para a etapa nacional da premiação.