Cidade de Uberaba (Foto/Facebook Uberaba Vista de Cima)
Após o ano 2023 ser generoso no volume de chuvas, 2024 se apresentou com cenário totalmente oposto e Uberaba está há 106 dias sem chuvas. A última precipitação registrada pela climatologista Wanda Prata foi no dia 22 de abril.
Wanda Prata revelou que a secura se dá em virtude de um Vórtice Ciclônico (Vcan) que está sobre o Centro-Oeste. “Esse Vcan está localizado na parte central do Brasil, desde o mês de abril e ele não deixa subir as frentes com chuvas. E ele fazendo esse bloqueio não deixa vir as chuvas”, revela.
Para piorar o cenário, para o mês de agosto a previsão é de sol e a umidade relativa do ar deve começar a baixar dos 20%. “A umidade no dia 29 de julho já foi a 19%, nos dias anteriores esteve em 22% e para o mês de agosto pode-se esperar umidade de 13% e 14% e não há previsão nem de chuvisco para agosto”, prevê.
A previsão de chuvas é só para o mês de setembro e até agora não há expectativa de muito volume. “Para setembro já tem a previsão de chuviscos, não são de chuvas para molhar bastante não e onde vai cair esses chuviscos só Deus sabe”, estima.