O aviso de vendaval foi emitido às 9h e tem vigência até às 15h, com a previsão de ventos variando entre 40 km/h e 60 km/h (Foto/Reprodução)
Uberaba está sob alerta amarelo para a possibilidade de vendaval na manhã desta quarta-feira (18). No entanto, o InMet (Instituto Nacional de Meteorologia) ainda não descarta a chance de chuva isolada na cidade. Continuam também os alertas amarelo e laranja para baixa umidade relativa do ar.
O aviso de vendaval foi emitido às 9h e tem vigência até às 15h, com a previsão de ventos variando entre 40 km/h e 60 km/h. O instituto adverte sobre o baixo risco de queda de galhos de árvores.
Sobre a baixa umidade, o alerta mais intenso deve durar até às 19h desta quarta-feira. Durante o período, a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%. O clima seco aumenta o risco de incêndios florestais e de problemas de saúde, como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.
Segundo a climatologista Alcione Wagner, a chuva deve ser causada pela formação de um cavado na média troposfera, que está sobre parte da região sudeste e pode provocar chuva isolada no Triângulo Mineiro. Esse é o padrão para a segunda quinzena de setembro.
“Teremos chuvas mal distribuídas e de baixo volume ao final da tarde. Mas é importante ter atenção neste período da primavera, pois, devido às temperaturas elevadas e à atmosfera aquecida, a entrada de chuva pode ocasionar temporais isolados”, alerta.
Atualmente, as chuvas estão sendo bloqueadas de chegar à região devido a um bloqueio atmosférico.