O governo de Minas anunciou o “Carnaval da Liberdade 2024”, com o apoio da Cemig. A Companhia está patrocinando 25 projetos que serão realizados em Belo Horizonte e em outros 16 municípios de Minas. Uberaba não foi contemplada com os recursos.
Além dos recursos que a Cemig está direcionando via Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Leic) para os projetos que serão realizados nos dias de carnaval em Minas Gerais, a Companhia também patrocina a infraestrutura da folia em Belo Horizonte. O projeto inédito de sonorização conta com novos equipamentos, mais modernos e potentes, que serão instalados em pontos estratégicos das ruas por onde passarão os blocos e trios elétricos, ampliando o alcance do som em todo o trajeto.
As ações patrocinadas pela Cemig serão realizadas em Belo Horizonte, Contagem, Sabará, Juiz de Fora, Tiradentes, Teixeiras, Uberlândia, Divinópolis, Itapecerica, Itaúna, Três Pontas, Oratórios, Rio Doce, Ponte Nova, Paracatu, Tiros e Diamantina.
Neste sábado e domingo (13 e 14), o projeto de sonorização patrocinado pela Cemig será apresentado e testado durante o Ensaio Geral do Carnaval 2024. O evento gratuito vai reunir os principais blocos de carnaval de Belo Horizonte, na avenida dos Andradas, na altura do número 4.000. A concentração será a partir das 9 horas e a folia segue até as 20 horas.
Durante entrevista ao programa Pingo do J, na Rádio JM, o presidente da Fundação Cultural de Uberaba “Professor Antônio Carlos Marques”, Cássio Facure, disse que Uberaba se inscreveu para receber os recursos, porém não foi contemplada.
“Esperamos que em outra oportunidade a Cemig possa investir no carnaval de Uberaba, como está investindo em outros municípios”, ressaltou.
Ainda segundo Cássio, foram feitas gestões junto à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), mas, como se trata de recursos da Cemig, é a companhia que define onde fará o investimento.
Capacitação
Os blocos e as demais iniciativas apoiadas pela Cemig passarão por uma capacitação, que tem a finalidade de abordar os aspectos relacionados ao enfrentamento à violência contra as mulheres durante o carnaval.
O objetivo é trabalhar o tema e sensibilizar todos os envolvidos na festa sobre a importância do combate e a prevenção à violência contra as mulheres, além de abordar as formas de assistência e as garantias dos direitos desse público. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), que promoverá a capacitação em parceria com a Cemig.