Em nível nacional, a produção de cana-de-açúcar na última safra apresentou redução de 5,5% em relação à safra anterior (Foto/Arquivo)
Com 8,6 milhões de toneladas moídas, Uberaba foi a cidade brasileira que mais produziu cana-de-açúcar na safra de 2022, mantendo a liderança do ranking pelo segundo ano consecutivo. Os números que apontam os maiores municípios produtores são da União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica).
A estatística detalha que 23,7% da área agricultável de Uberaba foi dedicada à cana-de-açúcar, representando salto de 10% em relação à safra anterior. Isso equivale a 107 mil hectares do território municipal, que possui área total de 452 mil hectares.
Barretos, no interior do Estado de São Paulo, foi a segunda maior produtora de cana do país, com 6,5 milhões de toneladas. Rio Brilhante, no Mato Grosso do Sul, detém o terceiro posto no levantamento, apresentando 6,4 milhões de toneladas. Em quarto lugar aparece a cidade de Quirinópolis, no Estado de Goiás, com produção de 6 milhões de toneladas.
A região Centro-Sul processou 523,11 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, representando uma redução de 13,6% em relação ao ano anterior. Essa queda foi decorrente de seca, geadas e queimadas, que marcaram a safra de 2021/22 como uma das piores quebras que o setor sofreu.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), durante o ano civil de 2021 (janeiro a dezembro), foram produzidas 715,66 milhões de toneladas em todo o país. Em comparação com 2020, houve uma diminuição de 5,5%, quebrando a sequência de estabilidade vista nos últimos três anos.