Iniciativa da Fundação Cultural em parceria com o Sebrae Minas premiou os melhores projetos desenvolvidos pelos alunos
O curso foi uma parceria da Fundação Cultural om o Sebrae (Foto/Divulgação)
Uberaba formou nesta terça-feira (30) a primeira turma do Curso de Economia Criativa, em evento que incluiu a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos e uma confraternização na Cervejaria Petrópolis. A capacitação foi promovida pela Fundação Cultural de Uberaba “Professor Antônio Carlos Marques” em parceria com o Sebrae Minas.
O curso teve como objetivo fortalecer habilidades em gestão de negócios e orientar os participantes na elaboração de projetos ágeis, financeiramente viáveis e alinhados às demandas do mercado. A formação integra as estratégias para profissionalizar e dar visibilidade ao setor cultural do município, mapeado recentemente pelo projeto Pegadas Criativas.
Três trabalhos foram premiados ao final da capacitação. O primeiro lugar ficou com Lucas Zacarias, autor do projeto “Cinema no Estacionamento”. Em segundo lugar, Stella Marjory apresentou a “Corrida Uberaba 360”. Já o terceiro lugar foi para Maikel Fernandes Xavier, com o “Festival Cultural OSX”.
Representantes das instituições parceiras ressaltaram a importância da iniciativa. A analista do Sebrae Minas, Daiana Rodrigues, destacou que a ação contribui para conectar empreendedores criativos, fomentar a economia local e valorizar a identidade cultural. Para o presidente adjunto da Fundação Cultural, Alexandre Ferreira, investir na economia criativa é essencial para impulsionar negócios inovadores e talentos locais.
O presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Cássio Facure, avaliou a primeira edição como um marco. “A conclusão bem-sucedida desta primeira turma evidencia a importância estratégica de formações especializadas e de parcerias institucionais para o desenvolvimento econômico e cultural”, afirmou.